O Dia dos Namorados é uma das datas com melhores resultados em vendas para o comércio do país, depois do Natal e do Dia das Mães. E a previsão é que mais de 100 milhões de pessoas irão às compras no próximo dia 12, um aumento de quase 8% em relação ao ano passado.
Seguindo a tradição, alguns dos produtos mais procurados na data para presentear são itens de beleza, perfumaria, roupas, tecnologia e chocolates. E é isto que comprova pesquisa inédita realizada pela Tunad, plataforma de moment marketing, considerando as buscas realizadas no Google pelas marcas relacionadas ao tema de Dia dos Namorados.
De acordo com o levantamento, em números absolutos, os maiores destaques foram O Boticário, Vivo e Cacau Show, com um patamar acima de 450 mil buscas em 2022. Além disso, o estudo apontou que as marcas Cacau Show (494 mil), Heineken (97 mil), Ferrero Rocher (74 mil), Beats (52 mil) e Rexona (12 mil), conseguiram superar as inserções dos anos anteriores no buscador.
O trabalho também analisou o impacto que os anúncios dessas marcas na TV (Aberta e Pay TV) tiveram no público, monitorando a variação de lift em buscas no Google nos 10 minutos após cada inserção. Nesse sentido, Cacau Show e O Boticário, que são marcas consolidadas nessa data, tiveram os maiores destaques superando 24 mil novos lifts absolutos cada uma nos momentos do comercial no ar.
Em relação a projeção em total de pesquisas no Google para o período de 06/06 e 12/06 de 2023 das marcas analisadas, as marcas O Boticário (617 mil), Cacau Show (534 mil) e Vivo (440 mil) lideram as buscas potenciais por intenções de presentes. Por sua vez, Rexona (Proj. +59%), Ferrero Rocher (Proj. +36%), Claro (Proj. +22%), têm as maiores expectativas de crescimento em nível percentual para o mesmo período, “confirmando os segmentos de beleza, perfumaria, tecnologia e chocolates como principais opções de presentes para o Dia dos Namorados em 2023”, afirma Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad.