Quando participou do Programa 'É de Casa', em março de 2018, Raquel Motta não esperava se tornar uma celebridade nacional, a “Musa dos 3 reais”, mas foi o que aconteceu, quando o Fantástico fez uma brincadeira no domingo, dia 27 de janeiro, com o vídeo exibido no Programa de 2018. A artesã, ensinava a fazer uma carteira sustentável que tinha o custo do material de apenas R$ 3, e a apresentadora Ana Furtado se surpreendia com o produto bem feito custar tão pouco.
Desde então, Raquel viu seu número de fãs no Instagram passar de 60 seguidores para mais de 200 mil, em uma semana, reunindo anônimos e famosos como a Ana Furtado e o Padre Fábio de Melo, que enviou um vídeo, ao Programa É de Casa, em homenagem à artesã. Agora, Raquel almeja que a fama inesperada seja revertida para as ações realizadas pelo Instituto Musiva, organização que coordena em parceria com o empreendedor Valmir Vale.
"Temos muitas empreendedoras precisando dar o pontapé inicial para conquistarem independência financeira e temos capacidade, logística e técnica, para multiplicar nossas ações, de estímulo ao empreendedorismo e a economia criativa, mas para isso estamos em busca de mais parcerias com empresas privadas”, aponta Raquel, e ressalta ainda que várias marcas utilizaram os “3REAIS” como estratégia de marketing para se aproximar do público, nas últimas semanas, como Fini, MC Donald’s e 99Táxi, entre várias outras, usando como base a brincadeira.
Loja virtual será lançada em março
Aproveitando as marcas que estão pegando carona no meme, ela mesma mudou o nome de suas redes para “Raquel Motta 3REAIS” e também vai utilizar o marketing da brincadeira como estratégia de comunicação da loja online, que será aberta em março, após o Carnaval, e que terá produtos a partir R$ 3, feitos pelas artesãs dos projetos realizados pelo Instituto Musiva. "É uma oportunidade de mostrar que é possível oferecer produtos sustentáveis de qualidade e também com preços acessíveis e de divulgar e agregar muito mais valor ao trabalho criativo e feito à mão.
Sobre o Instituto Musiva
A palavra Musiva tem origem no germânico mousein, que significa "beleza que inspira ou próprio das musas" e também significa a palavra mosaico. O Instituto Musiva surgiu com o propósito de promover o impacto socioambiental, em territórios populares, através da educação e da cultura, e de estimular a economia criativa e o empreendedorismo para enfrentamento da pobreza extrema. Desde que foi fundado, em 2010, mais de 2 mil participantes já foram beneficiados no Complexo do Alemão, Rocinha, Deodoro, Cascadura, Ramos, Morro do Estado, Vigário Geral, entre outras favelas e periferias ao redor do Rio de Janeiro. O Musiva foi criado, por Valmir Vale e Raquel Motta, nascidos e criados em Vigário Geral que se uniram com o compromisso de promover a transformação na vida das pessoas.