A Polícia Militar fez uma operação na noite da última sexta-feira (8) na Favela do Danon, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, após ter ocorrido um confronto entre facções criminosas rivais na noite anterior. Dois suspeitos de integrar o tráfico morreram.
O que aconteceu no Danon foi mais um golpe dado na quadrilha do poderoso traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que dominava a favela. A comunidade passou a ser controlada pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Mas essa não foi a única perda de Beira-Mar na noite. A comunidade Ana Clara, em Duque de Caxias, que também era reduto do bandido, também virou TCP.
A ação para tirar essas comunidades do poderio de Beira-Mar partiu dos traficantes conhecidos como Trem e Diaustin, que já haviam tomado no ano passado o Barro Vermelho da quadrilha do chefão, que perdeu também a Nova Jerusalém.
Eles contaram com o apoio de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, que domina o tráfico nas comunidades Cidade Alta, Parada de Lucas e Vigário Geral, na Zona Norte do Rio, todas do TCP.
Os subordinados de Beira-Mar agora temem perder o Parque das Missões onde alguns traficantes já mudaram de facção e deixaram a comunidade levando fuzis.
O grupo de Beira-Mar ainda domina, além do Parque das Missões, as comunidades da Beira-Mar, Dois Irmãos, Jardim Gramacho e Santa Lúcia.
Fernandinho Beira-Mar encontra-se encarcerado atualmente na penitenciária federal de Mossoró (RN). Recentemente, seu filho Marcelo Fernando de Sá Costa foi preso acusado de roubo e três homicídios. Apontado como um de seus sucessores, o traficante Saulo de Oliveira também foi preso há pouco tempo.