TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Brasil goleia Guiné em jogo marcado por racismo antes do apito inicial

Segurança do estádio tirou uma banana do boldo e apontou para o assessor de Vini Jr

Por Victor Ferreira Santos em 17/06/2023 às 20:38:17

Volante Joelinton (Dir) estreou com a camisa da seleção e foi o autor do primeiro gol do confronto. Foto: Joílson Marcone

O Brasil goleou a Guiné por 4x1 em amistoso, neste sábado (17) , no Estádio Cornellà-El Prat. Joelinton, estreante com a amarelinha, além de Rodrygo, Éder Militão e Vini Jr, fizeram os gols. Guirassy descontou para a seleção africana. O próximo confronto da seleção brasileira será na terça, antes do encerramento da data FIFA de junho, contra Senegal.

Em campanha contra o racismo, a Seleção Brasileira usou uma camisa preta nos primeiros 45 minutos do confronto. Antes da bola rolar, mais um caso de injúria: o assessor e amigo de Vinícius Jr, Felipe Silveira foi a vítima. Um segurança do estádio tirou uma banana do bolso, apontou para ele e disse "mãos ao alto". Vale lembrar que o próprio Vini já foi alvo sequencialmente de racismo no país, o mais recente deles feito pela torcida do Valência. Em outro momento, teve um boneco com o rosto do atleta do Real Madrid pendurado pelo pescoço numa ponte. Mancha lamentável do espetáculo que é o futebol.

O jogo

O que era esperado aconteceu e o Brasil goleou. Primeiro, aos 27, em cobrança de falta para a área, Richarlison desviou para o gol, o goleiro fez uma baita defesa e no rebote Joelinton escorou para abrir o placar. Foi o primeiro do volante com as cores do país. Três minutos depois, na roubada de bola de Richarlison quase na grande área, Rodrygo ficou com ela, conduziu e bateu firme no alto. 2x0. O terceiro quase ocorreu em sequência, depois que o 'Pombo' fez um belo passe em profundidade para Vini, porém ainda não era o momento dele.

Entre essas investidas, a Guiné diminuiu: Sylla cruzou para a área, Guirassy subiu mais do que todo mundo e testou no canto.

Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, Paquetá levantou para a área na medida, Militão escorou de cabeça e ampliou o placar. Minutos depois, Vini Jr tentou driblar dois marcadores, caiu na área, porém o juiz não deu pênalti. Na sequência, Richarlison bateu firme e Kone defendeu. Na defesa, Ederson era pouco exigido, mas teve que fazer duas defesas perigosas na sequência para evitar que o Brasil tomasse outro gol.

O camisa 9 canarinho não fez o dele, porém teve uma chance clara para isso: Vini Jr achou Richarlison em ótimas condições, o centroavante deu um corte no zagueiro, depois demorou demais e no fim deu de calcanhar para Bruno Guimarães. O volante devolveu ao camisa 9, mas ele já estava impedido, no momento do passe.

Em outra jogada, agora do camisa 10 da Seleção, o cria do Flamengo fez ótima jogada na esquerda, passou por dois e soltou uma pancada, para fora.

Perto do fim, finalmente o momento. Aos 42, em tabela pela direita, Malcom foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Vini Jr bateu, Kone chegou a tocar nela, porém não conseguiu defender.

Final de jogo e 4 gols na conta.

FICHA TÉCNICA

Brasil 4x1 Guiné

Local: Estádio Cornellà-El Prat (Espanha)

Árbitro: Andris Treimanis (Letônia)

Auxiliares: Haralds Gudermanis (Letônia) e Aleksejs Spasjonnikovs (Letônia)

VAR: Víctor Garcia (Espanha)

Gols: Joelinton (BRA 27/1T), Rodrygo (BRA 30/1T), Guirassy (GUI 35/1T), Éder Militão (BRA 01/2T) e Vini Jr (BRA 42/2T)

Cartões amarelos: Lucas Paquetá (BRA 20/1T), Casemiro (BRA 09/2T) e Sylla (GUI 40/2T)

Brasil: Ederson; Danilo (Vanderson 46/2T), Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton (Bruno Guimarães 19/2T) e Lucas Paquetá (Raphael Veiga 19/2T); Rodrygo (Malcom 37/2T), Richarlison (Pedro 37/2T) e Vini Jr (Rony 46/2T).

Guiné: Kone; Conte (Dembo Sylla 20/2T), Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara e Moriba (Aguibou Camara 37/2T); Guilavogui (Morlaye Sylla 28/2T), Naby Keïta (Cisse 28/2T) e Kamano (Diaby 28/2T); Guirassy (José Kanté 20/2T).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.