Há duas semanas, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou de uma inspeção de segurança onde assegurou que a ciclovia Tim Maia, que teve mais um trecho despencando durante a forte chuva da última quarta-feira (06), estava segura.
Na ocasião foram realizados dois testes de carga um com rolo compressor, para testar a capacidade de peso que a via poderia aguentar, onde o próprio prefeito dirigiu o equipamento.
O segundo teste foi com um guindaste hidráulico, fazendo força de baixo para cima, simulando o impacto das ondas. Em seguida ele afirmou que "agora ela não cai mais”.
Sebastião Bruno, secretario de Infraestrutura e Habitação, afirmou na época. “A gente pode garantir não há, mas problema nenhum as pessoas poderão usar a ciclovia com toda segurança.”
Os testes foram realizados em todo o trecho da ciclovia, com mais de um método de ensaio, drones foram utilizadas para verificação de possíveis correções, que não foram necessárias.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), protocolou na mesma semana da inspeção, duas manifestações contra a liberação da ciclovia Tim Maia.
O prefeito afirmou na ocasião que “o problema da ciclovia não era a carga de cima para baixo, mas sim a onda que veio de baixo para cima.