O Brasil bem que tentou, mas os Estados Unidos levaram a melhor no Desafio Internacional de Basquete 3x3 que aconteceu hoje, domingo, no Vale do Anhangabaú em São Paulo. A final teve um placar de 21 a 13 para os americanos, o que colocou a seleção brasileira em segundo lugar.
Antes da final começar, os atletas fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos dez meninos que morreram na tragédia do Ninho do Urubu esta semana.
O jogo entre os gigantes brasileiros e americanos demorou a engrenar, foram três faltas em apenas 20 segundos de jogo, mexendo com o ânimo da torcida que passou a cantar e vibrar mais alto para incentivar a seleção nacional. Mesmo assim, não deu para o time de Diguinho. “Mostramos que a nossa equipe joga de igual para igual com as equipes de fora. Esse time dos Estados Unidos é o sexto melhor ranqueado da FIBA, eles estão no topo. Mas, mostramos que o 3x3 está só começando e começando bem”, disse o capitão da equipe brasileira.
Quem defendeu a camisa americana foram os atletas Damon Huffman, Daniel Mavraides, Zahir Carrington e Craig Moore. O Brasil teve Diguinho, Fábio Santos, Alfredo Perandini e Ulisses, todos atletas da equipe Rio Preto 3x3, atual campeã nacional de 3x3.
A disputa pelo terceiro lugar foi acirrada. A seleção argentina, formada por Santiago Quiroga, Ezequiel Gazzo, Gianni Dubois e Fausto Ruesga disputou com o Brasil sub-18 um jogo que levou ao público à loucura e só acabou na prorrogação, com os estrangeiros levando a melhor por apenas dois pontos.
Os brasileiros da seleção sub-18, sob o comando de Douglas Lorite e Luca Carvalho foram Gabriel Antero, Luiz Henrique, Mateus Diniz e Pedro H. Santos.
As semifinais
Os jogos na Arena Anhangabaú foram abertos pelos brasileiros em dose dupla. As seleções adulta e sub-18 fizeram um belo jogo, mas o placar foi favorável aos veteranos que marcaram 21 pontos contra apenas 12 das jovens promessas do 3x3 brasileiro.
Para garantir sua vaga na final, os Estados Unidos precisaram passar pela Argentina, e a seleção deu trabalho. O placar marcou 21 a 17, com o último ponto americano marcado no último segundo de jogo numa cobrança de falta.
A arbitragem da competição sfoi formada pelos brasileiros que fazem parte do quadro internacional FIBA 3x3: Fernanda Sá, Sheley de Souza Quintela e Marcos Antonio de Matos Ferreira.
O Desafio Internacional de Basquete 3x3 é uma realização da Confederação Brasileira de Basketball e Esportemultiplataforma.