As escolas de samba do grupo especial voltaram realizar os ensaios técnicos no Sambódromo, neste domingo (10). Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca abriram a temporada de preparação para o carnaval 2019 na avenida. Havia uma possibilidade de que os ensaios de domingo, pudessem ser cancelados em virtude do acidente que vitimou atletas no CT do Flamengo. O pedido foi feito pelo Centro de Operações da Prefeitura e demais órgãos públicos. Porém, por conta da proximidade do Carnaval, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) não teria datas disponíveis para realizar treinos técnicos das 14 escolas do Grupo Especial na Sapucaí.
Mesmo sem o sistema de som funcionando, as escolas mantiveram a concentração e garra ao pisaram na avenida. Antes do início dos ensaios, a Liesa e as escolas de samba prestaram uma homenagens aos 10 jovens mortos no incêndio do CT do Flamengo e um carro de som enfeitado com bandeiras e tocando o hino do clube, entrou pela Marquês de Sapucaí levantando o público presente. A folia começou com a chegada da corte do carnaval 2019: o Rei Momo Wilson Neto e Clara Paixão, Rainha do Carnaval carioca, acompanhados pelas princesas Deisiane Jesus e Viviane Ramos.
Mesmo com o clima de consternação os ensaios começaram por volta das 20h, com a Vila Isabel que invadiu o Sambódromo cantando Petrópolis. A escola passou cantando o samba e teve como destaque a presença da madrinha de bateria Sabrina Sato, levantando a torcida da Vila e das centenas de foliões presentes.
“Todo ano eu venho ver os ensaios e me divirto muito. Espero que a Vila ganhe esse ano”, contou D. Josefa, aposentada de 75 anos.
Em seguida, a Mocidade Independente ganhou a avenida falando sobre o tempo que parecia não passar com as paradinhas da bateria que empolgaram a sua torcida na arquibancada. E os membros da diretoria e foliões traziam fitas pretas amarradas em seus braços.
O primeiro dia dos ensaios técnicos foi encerrado com a participação da Unidos da Tijuca que levou pra avenida um número considerável de integrantes que passaram entusiasmados cantando a história do pão.
Semana que vem é a vez do Salgueiro, Viradouro e Grande Rio.