TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Volta da Operação Torniquete prende nove e recupera 18 veículos roubados

Complexo da Mangueirinha, em Caxias, sedia arsenal para roubo de carros e cargas em todo o Grande Rio

Por Portal Eu, Rio! em 23/06/2023 às 07:44:22

Presos na Operação Torniquete foram levados à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, para interrogatório e posterior condução ao sistema penitenciário. Foto: Ascom PCERJ

Policiais Civis das Delegacias de Roubos e Furtos de Automóveis e de Cargas (DRFA e DRFC), DRE e demais delegacias do DGPE, com apoio da CORE, realizaram na quinta-feira (22/06/23) mais uma edição da Operação Torniquete nas comunidades do Corte 8, Mangueirinha, Sapo e Santuário (Complexo da Mangueirinha). De acordo com investigações da DRFC e DRFA, o Complexo da Mangueirinha é o local onde ocorre o maior número de transbordos de cargas e de recuperação de veículos roubados em toda a Baixada Fluminense.

As quatro comunidades se tornaram bases operacionais da facção criminosa Comando Vermelho – CV, a qual fornece armamento pesado (fuzis, pistolas e granadas) para a prática de roubos de veículos e de cargas, que são cometidos em diversas regiões do Rio de Janeiro, como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Bairros das Zonas Sul, Norte, Oeste, bem como região metropolitana – Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense.

Desde o início da Operação Torniquete, em novembro de 2022, são 237 criminosos presos, 8 mortos, 262 veículos recuperados e várias cargas roubadas recuperadas, o que se traduz em mais de 24 milhões de reais em prejuízo ao crime organizado.

No último dia 2, ocorreu uma operação da Polícia Militar no local, onde dois policiais militares foram mortos após serem alvejados em confronto com marginais. Dentre os indivíduos presos até o momento, está Washington Luís Monteiro Lopes que estava com mandado de prisão em aberto por Associação ao Tráfico. Ele também é investigado em outros procedimento por Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico e por Organização Criminosa.

Ronald José Da Silva Martins também foi preso, pois possuía 2 mandados de prisão pendentes pelo crime de Associação ao Tráfico. Sendo que também responde por Tráfico de Drogas, Associação ao Tráfico, Organização Criminosa, Corrupção de Menores e Desacato.

Entre os veículos recuperados, está o Kia Bongo, placa LRJ 8F60 roubado em 07/06/2023, por volta das 13h na Avenida Automóvel Clube, onde os autores chegaram armados em um outro veículo e permaneceram com a vítima por aproximadamente 2h sendo posteriormente liberada em Sarapuí, Caxias.

A operação visa também localizar e prender os responsáveis por fomentar e praticar esses roubos.

As investigações revelam, ainda, que no interior dessas comunidades ocorrem as seguintes atividades criminosas relacionadas aos roubos de veículos e de cargas:


Armazenamento, transbordo e revenda das cargas roubadas para receptadores;


Clonagem de veículos para posterior revenda ou troca por armas e drogas;


Desmanche de veículos para revenda de peças;


Uso dos veículos roubados pelas quadrilhas para deslocamento e cometimento de outros crimes;


Cativeiro de vítimas sequestradas para realização de transferências via PIX; entre outros.


A ação da quinta-feira foi baseada em dados de investigação e de inteligência das referidas Especializadas e de outras Unidades do DGPE, analisados conjuntamente com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Fonte: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.