Na manhã desta segunda-feira (26), a Polícia Federal apreendeu 153 (cento e cinquenta e três) volumes contendo medicamentos classificados como esteroides anabolizantes sem registro na ANVISA, no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Trata-se de uma das maiores apreensões de anabolizantes irregulares já realizadas pela PF no estado do Rio. Entre as substâncias apreendidas, estão diversas ampolas de Trembolona, Stanozolol, Deca Durabolin, Dianabol, Durateston, Metandrostenolona e Boldenona, além de outros esteroides que também estão presentes na Lista C5 (Lista de Substâncias Anabolizantes) da Portaria SVS/MS n° 344/98. Os medicamentos que constam na referida lista estão sujeitos a controle especial no Brasil.
As investigações, realizadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF no Rio de Janeiro, apontam que os esteroides apreendidos seriam distribuídos para vários estados brasileiros.
As diligências seguem em curso, e os investigados poderão responder pelo crime de falsificação de produto terapêutico ou medicinal, previsto no art. 273, § 1º-B, do Código Penal. Se condenados, eles podem pegar pena de 10 (dez) a 15 (quinze) anos de reclusão, além de multa.