Ovo.Lar é um projeto composto pela exposição do objeto escultórico, também chamado Ovo.Lar, e pela performance com este objeto, que traz sensibilidades do universo feminino na temporada que acontecerá no terraço do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. A artista, designer, bailarina, arquiteta e urbanista Violeta Vilas Boas convida o público para assistir o seu trabalho no charmoso espaço de Santa Teresa: “um projeto multidisciplinar, que relaciona o movimento corporal com o objeto escultórico Ovo.Lar, numa performance que abrange a dança, a acrobacia aérea e a linguagem teatral”.
- Ovo.Lar parte do tema da ovulação, para trazer questionamentos, sensações, experiências – próprias e ancestrais – sobre ser mulher e a relação com a fertilidade e a maternidade. Ovo.Lar parte desta função intrínseca de gerar óvulos – lares possíveis – para criar o diálogo com o próprio corpo – nosso lar em essência. No processo criativo, o projeto teve a influência da obra da escritora Clarice Lispector, em especial, do conto “O Ovo e a Galinha” – explica Violeta.
O projeto tem diferentes camadas: é um objeto escultórico, uma instalação e uma performance que une o movimento corporal e a palavra falada.
Para o processo de criação, iniciado em 2020, Violeta Vilas Boas convidou as atrizes Patrícia Selonk e Moira Braga. A primeira é também diretora teatral e a outra bailarina e escritora. Em 2022, um novo convite para enriquecer o trabalho: dessa vez, a artista Luciana Belchior, professora da Escola Nacional de Circo, foi convidada para a preparação e pesquisa do movimento aéreo da artista e colaborou no processo criativo da performance.
- Ovo.Lar, desde o processo de criação, foi elaborado para ser acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Portanto, para além de ser uma experiência visual, Ovo.Lar é uma experiência sensorial e auditiva – acrescenta.
Sinopse
Ovo.Lar é uma exposição e uma performance, na qual o corpo se relaciona com o objeto escultórico Ovo.Lar. Na cena, estão dois: um Ovo.Lar no chão e outro no ar. A partir do tema da ovulação, Ovo.Lar traz questionamentos, sensações, experiências – próprias e ancestrais – sobre ser mulher e sobre a fertilidade. Ovo.Lar, para além de ser uma experiência visual, é também sensorial e auditiva, sendo portanto, desde o processo de criação, elaborado para ser acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
SERVIÇO
Ovo.Lar
Criação, dramaturgia e performance: artista, designer, bailarina, arquiteta e urbanista Violeta Vilas Boas
Colaboradoras de criação: Patricia Selonk, Moira Braga e Luciana Belchior
Instalação Expositiva: 1 a 23 de julho
Performance: sábados e domingos 8 a 23 de julho
Horário: 14h
Duração: 40 min
Sessão com LIBRAS e Roda de conversa após a performance: 15 de julho
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruinas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa - RJ
Entrada franca
Telefones: 21 2215-0621 / 2224-3922
Classificação etária: livre
Mais informações