A aproximação de uma frente fria, com possibilidade de chuva forte, ventos e ressaca na próxima quarta-feira (13), levou a Prefeitura do Rio a adotar uma série de medidas que evitem maiores danos.
Entre elas, está a decretação de feriado escolar e o fechamento preventivo de vias com risco de deslizamento, como a Grajaú-Jacarepaguá, o Alto da Boa Vista e a Avenida Niemeyer. Na chuva de quarta passada (6), a queda de uma árvore sobre um ônibus na Niemeyer provocou a morte de duas pessoas. Duas pessoas morreram soterradas em Barra de Guaratiba e outras duas, na Rocinha. Para combater esses riscos, a Prefeitura mudou os critérios de acionamento das sirenes e da ordem de esvaziamento das áreas de risco, em especial nas comunidades situadas em morros ou no sopé de encostas.
A Prefeitura também recomendou à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que adiasse as partidas do Campeonato Carioca programadas para quarta e quinta-feira. Por volta das cinco da tarde de terça-feira, a Ferj divulgou um comunicado admitindo o adiamento da partida entre Vasco e Resende pra a quinta-feira (14) em São Januário.
A intenção dos dois clubes e da Federação, contudo, esbarrou no veto da Polícia Militar, e a partida foi mantida para a quarta-feira às 21h30. Eis o comunicado da Ferj no Twitter: Diante dos alertas da @Prefeitura_Rio quanto ao risco de fortes chuvas, a @FFERJ e o @VascodaGama tentaram remarcar a semifinal da Taça Guanabara contra o Resende para 5°f. A PM, porém, inviabilizou a realização do jogo na quinta. A semifinal está mantida para a 4°f, no Maracanã, às 21h30. As vendas de ingressos estão suspensas. E tanto @FFERJ quanto @VascodaGama recomendam ao torcedor que se sentir inseguro que não compareça. O Vasco vai divulgar a forma de ressarcimento.
O plano de ação contra as chuvas foi elaborado por diversos órgãos municipais, entre eles, a Defesa Civil, Guarda Municipal, Comlurb, CET-Rio e RioLuz. O trabalho foi coordenado pela Secretaria da Casa Civil. Um grupo de trabalho também foi formado para elaborar um novo protocolo com cinco estágios operacionais na cidade em casos de chuva forte. Hoje são três estágios (normalidade, atenção e crise), que variam de acordo com a intensidade da chuva.
As principais medidas são as seguintes:
# Conceder feriado escolar (13);
# Acionamento das sirenes da Defesa Civil com índices mais conservadores;
# Fechamento da Avenida Niemeyer, Alto da Boa Vista (quando os pluviômetros registrarem 60 ml/hora) e Autoestrada Grajaú-Jacarepagua (a partir de 45 ml/hora).
# Verificar abastecimento dos geradores nas unidades pré-hospitalares e hospitalares (recomendar que hospitais particulares e públicos de outras esferas que façam o mesmo) e manter equipes de prontidão;
# Reforçar a equipe do 1746, de atendimento de emergências e desobstrução de vias.
# Recomendar adiamento do jogo no Maracanã;
# Antecipação dos envios de SMS ;
# Massificar as informações nas redes sociais e veículos de comunicação;
As medidas foram anunciadas na manhã desta terça (12) em entrevista coletiva no
Centro de Operações. Em um primeiro comunicado oficial após a coletiva, a Prefeitura anunciou meio expediente nas escolas municipais e negou o ponto facultativo. Duas horas depois, diante da atualização dos dados sobre a chuva forte e os ventos entre 60 km/h e 100 km/h esperados para a madrugada de terça para quarta, optou por decretar feriado escolar.
Feriado escolar também em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Niterói
A Prefeitura de Nova Iguaçu suspendeu as aulas nas escolas municipais quarta-feira (13) por causa da perspectiva de chuvas fortes para o Estado do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada em reunião, na tarde de terça-feira (12), do grupo de gestão de crise no município. A Defesa Civil da cidade está em Estado de Atenção. De acordo com alertas meteorológicos a atuação de áreas de instabilidade no litoral sul do Estado, previstas para ocorrer entre a madrugada e a manhã de quarta-feira (13), e a possível aproximação de uma frente fria, deixarão o Estado com condições de ocorrência de chuvas e ventos fortes em algumas regiões.
Por medida de prevenção, a prefeitura de Niterói também suspendeu as aulas na rede municipal de educação nesta quarta-feira (13). A Defesa Civil de Niterói montou, com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.