Em clima de despedida do técnico Luis Castro, que aceitou proposta do Al-Nassr, e a aposentadoria de Joel Carli, o Botafogo cometeu muitos erros na parte tática e nas finalizações, empatando em 1 a 1 com o Magallanes, nesta quinta-feira (29), no estádio Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Alvinegro se classificou em segundo lugar no grupo A, com 10 pontos.
No outro jogo do grupo, em Quito, a LDU venceu o César Vallejo por 3 a 0 e ficou com a liderança do grupo, com 12 pontos. avançando direto para a próxima fase. O Botafogo vai disputar o playoff contra o Patronato, da Argentina. Magallanes e César Vallejo estão eliminados.
O Alvinegro dominou o primeiro tempo e não teve trabalho para sair na frente no placar. Logo aos 5 minutos, Tiquinho Soares lançou Victor Sá, que driblou dois marcadores, entrou na área e cruzou. A zaga do Magallanes cortou antes do chute de Eduardo. Três minutos depois, Cuesta lançou Eduardo, mas Rodríguez fez a defesa. No rebote, Acevedo cortou a jogada antes da chegada de Tiquinho Soares. O Magallanes ensaiou uma reação aos 13: Jorquera cobrou falta na área para Alfaro. O atacante erra o chute e a defesa Alvinegra corta a jogada.
Aos 18, Eduardo tabela com Marlon Freitas e recebe na entrada da área. O camisa 17 domina e chuta para marcar o gol. O Magallanes tenta reagir. Aos 22, Adryelson faz falta em Alfaro na entrada da área. Jorquera cobra, chutando rente ao travessão.
O Alvinegro volta a pressionar. Aos 28, Rafael e Gustavo Sauer trocam passe no ataque. O camisa 10 cruza para Eduardo, que chute de primeira rente à trave.
Aos 48, Rafael cobra o escanteio, Adryelson se antecipa e cabeceia rente ao travessão.
O Botafogo voltou para o segundo tempo pressionando o adversário. Aos 4 minutos, Tiquinho Soares tabela com Tchê Tchê e chuta para boa defesa de Rodríguez. O Alvinegro marca a saída de bola do Magallanes. Aos 10, Júnior Santos dribla um marcador e chuta forte rente à trave.
A jogada acende o time chileno. Aos 17, Thomas Jones chuta de fora da área e acerta a trave de Lucas Perri. Quatro minutos depois, Marlon Freitas levanta o pé, acerta a cabeça de Aránguiz e é expulso.
O Magallanes se aproveita e vai ao ataque. Aos 29, Souper avança até a área e chuta para boa defesa de Lucas Perri. A pressão surte efeito aos 34 minutos. Barría rouba a bola, Hugo tenta o desvio, mas não consegue. A bola sobra para Zapata que chuta forte para empatar o jogo.
O Botafogo acredita no desempate e vai ao ataque. Aos 41, Tiquinho Soares recebe de calcanhar de Luis Henrique e chuta. A bola desvia na defesa e vai para escanteio. Nos acréscimos, aos 47, Espinoza faz falta em Junior Santos e recebe o segundo amarelo. O árbitro expulsa o jogador.
Aos 52, Luis Henrique avança até a entrada da área e chuta para grande defesa de Rodríguez, que espalma com a ponta dos dedos e coloca para escanteio. Na cobrança, a defesa chilena corta a jogada.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1x1 MAGALLANES
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bismark Santiago (COL)
Assistentes: Sebastian Vela e Richard Ortiz (COL)
VAR: Yadir Acuña (COL)
Cartões amarelos: Gustavo Sauer, Rafael, Tiquinho Soares, Adryelson (BOT), Espinoza, Zapata (MAG)
Cartão vermelho: Marlon Freitas (BOT), Espinoza (MAG)
Gol: Marlon Freitas, 18/1T (1-0), Zapata, 34/2T
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael (Di Placido, intervalo), Adryelson (Joel Carli, 41/2T), Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Danilo Barbosa, 35/2T) e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos, intervalo), Victor Sá (Luis Henrique, intervalo) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
MAGALLANES: Gastón Rodriguez; Vásquez (Contreras, 35/2T), Acevedo, Berardo e Espinoza; Canales (Aránguiz, intervalo), Jorquera (Souper, 8/2T), Thomas Jones e Ivan Vásquez; Alfaro (Zapata, intervalo),e Felipe Flores (Barría, intervalo). Técnico: Mario Salas