A Secretaria Municipal de Cultura do Rio, por meio do Memorial Zumbi dos Palmares, inaugura hoje, terça-feira (25), às 19h, a primeira edição da exposição “TEREZAS”, em Volta Redonda.
A mostra, composta por 32 caricaturas, faz parte das comemorações pelos 69 anos do aniversário de Volta Redonda, do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, e também do Dia Nacional de Tereza de Benguela.
A ideia da exposição nasceu de um diálogo da coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, com o professor de desenho e curador volta-redondense, Pedro Dias, que reuniu um time de caricaturistas de diversas partes do Brasil, com o objetivo de retratar a importância da representatividade das mulheres negras da cidade, região e país.
Segundo a coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira, a mostra é uma ação contínua e terá outras edições para que mais personalidades possam ser homenageadas.
Sobre Tereza de Benguela
Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu em lugar incerto. Sabe-se que o Quilombo do Piolho, no qual liderou, estava às margens do rio Guaporé, localizado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, atual estado de Mato Grosso.
Serviço
Exposição Terezas
Local: Memorial Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Vinte e Três, Vila Santa Cecília, Volta Redonda
Abertura: 25/07, às 19h
Visitação: de 26/07 a 18/08, das 9h às 17h
Expositores:
Alan de Paula
Amorim
André Barroso
Bira Dantas
Cláudia Carezzato
Clóvis Lima
Cristóvão
Eduardo Baptistão
Gilson Farias
João Bosco
Jota A
Kadu
Mário Luiz
Pedro Dias
Rafael Alves
Thais Carezzato
Victória Dias
Vítor Vanes