TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Desemprego entre as mulheres negras no Rio recua 11,2 pontos percentuais, segundo IBGE

Muitas dessas mulheres são provedoras de suas famílias

Por Portal Eu, Rio! em 25/07/2023 às 15:57:47

Foto: Divulgação



A taxa de desemprego entre as mulheres negras, na cidade do Rio, caiu quase pela metade. Despencou 11,2 pontos percentuais (p.p.) na atual gestão do prefeito Eduardo Paes. Saiu de 24%, no 4º trimestre de 2020, para 12,7%, no 1º trimestre de 2023. Os números são da Pnad Contínua, do IBGE, compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), comandada pelo secretário Chicão Bulhões.

A análise feita pela SMDEIS apontou que o desempenho no Rio foi melhor que a média do Brasil, que fechou o índice de desemprego das mulheres negras em 13,1%, no 1º trimestre. A taxa média de desemprego das negras, no país, caiu 7,0 p.p., no mesmo período, uma queda 4,2 p.p. inferior à da cidade do Rio.

“Nós comemoramos, claro, sempre que a taxa de desemprego cai. Trabalhamos todos os dias para gerar oportunidade de emprego, melhorar a renda e proporcionar melhor qualidade de vida para os cariocas. Os números positivos para as mulheres negras é especial, porque muitas dessas mulheres são provedoras das suas famílias. O que nos mostra um impacto ainda maior para quem mora aqui”, detalhou o secretário Chicão Bulhões.

Na comparação com o Estado do Rio, o índice de desemprego das cariocas negras é 4,3 p.p. menor, já que a taxa estadual é de 17%.

Ouça no podcast do Eu, Rio! o depoimento do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões, sobre o aumento de oportunidades para mulheres negras na capital fluminense.

Apesar da relevante melhora dos dados, neste Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda há um longo caminho para uma igualdade maior. A taxa de desemprego das mulheres negras cariocas é 3,7 p.p. maior do que a média dos cariocas, e a taxa de desemprego das mulheres negras brasileiras é 4,3 p.p. maior do que a média dos brasileiros. No 1º trimestre, o índice nacional desemprego fechou em 8,8%


Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.