Se estiver planejando umas férias na Cidade Maravilhosa, é aconselhável começar a organizar a viagem escolhendo onde se hospedar, que praias curtir e que passeios fazer. Desse modo será possível tirar o máximo proveito dessa experiência carioca.
Não é por acaso que o Rio de Janeiro é conhecido no mundo todo como “Cidade Maravilhosa”. Ela tem tudo: praias, montanhas, lagoas, música, futebol e muita diversão. Viajantes nacionais e internacionais escolhem esse destino por causa da fantástica natureza e das diversas opções de entretenimento que oferece.
Há atividades para todos os gostos e todas as idades. No entanto, é sempre bom ficar sabendo quais lugares são melhores para se hospedar e, a partir daí, organizar os passeios. Escolher um hotel em Barra de Tijuca ou outro em Copacabana pode fazer uma grande diferença, dependendo das escolhas de entretenimento.
Afinal, Copacabana é um bairro que fica na zona sul da capital do Estado do Rio de Janeiro, e a Barra da Tijuca fica na zona oeste, a aproximadamente 24 quilômetros de distância de Copacabana. Entre ambos os pontos, há diversas opções de locomoção: carro, ônibus, metrô e até bicicleta, pois há ciclovias para uma pedalada segura e confortável.
É verdade que a zona sul é bem agitada e que a praia de Copacabana é, além de famosa, muito frequentada pelos cariocas e turistas, mas a Barra tem crescido muito nos últimos anos, especialmente depois da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Portanto, escolher um hotel na Barra de Tijuca não será tarefa difícil, pois há uma grande variedade.
Praia de Copacabana
Embora praias como Ipanema e Leblon, que também ficam na zona sul carioca, sejam muito frequentadas, Copacabana tem um encanto especial devido a tudo que lá acontece:
* Réveillon: A cada ano, a noite de 31 de dezembro vira festa, com música, luzes e fogos de artifício na praia de Copacabana, quando milhares de pessoas comemoram a chegada do novo ano.
* Campeonatos Esportivos: Muitos torneios foram e são organizados nessa praia, tanto de futebol de areia, como de vôlei de praia e até de tênis.
* Shows: Tanto artistas nacionais como internacionais costumam se apresentar em palcos montados na areia, permitindo que milhares de pessoas possam assistir e curtir.
Definitivamente, Copacabana tem os seus atrativos. Ficou popularizada também pela música cantada por Edu Lobo, “Copacabana, princesinha do mar”. E assim como é a praia amada por esse cantor, também é frequentada por diversos atores, atrizes, músicos e esportistas. Inclusive, em 2002, foi instalada a estátua de Carlos Drummond de Andrade na Avenida Atlântica, comemorando os 100 anos do grande poeta.
A extensão da praia vai desde o Posto 3 até o Posto 6. Com diversos quiosques, pode-se refrescar com água de coco, refrigerantes ou uma cervejinha bem gelada. Aos domingos a pista da Avenida Atlântica fica fechada para o trânsito de carros e ônibus, sendo liberada para pedestres, aumentando assim as atividades recreativas.
Praia da Barra da Tijuca
A Barra da Tijuca tem uma excelente infraestrutura, por isso tanto moradores locais quanto turistas encontram na praia diversas opções de restaurantes, bares e hotéis. Além de ser excelente para os amantes dos esportes, a praia é bem iluminada e, por esse motivo, também frequentada à noite, porque é ideal para caminhar, correr e andar de bicicleta.
A Barra da Tijuca é integrada por algumas das praias mais espetaculares da cidade maravilhosa. Todas elas são muito frequentadas pelos moradores do bairro nobre da Zona Oeste:
* Praia da Barra da Tijuca: É a maior praia do Rio de Janeiro, com uma extensão aproximada de 15 quilômetros. Na Avenida Lúcio Costa, localizada próximo à praia, se situam vários prédios e condomínios exclusivos, além de alguns dos melhores hotéis da América Latina. Possui uma extensa ciclovia e diversos quiosques populares, como o Cocoloko ou o Rei do Mar, entre outros.
* Praia do Pepê: A Praia do Pepê ganhou o seu nome como homenagem ao empresário e esportista Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, mais conhecido como Pepê. Ele foi campeão mundial de asa delta. Nesta praia se reúne uma interessante galera jovem que costuma praticar diversos esportes, como natação, windsurfe, kitesurf, surfe e bodyboard. Também a frequentam os amantes do vôlei de praia e frescobol. Na barraca do Pepê é possível degustar deliciosos sanduíches naturais e sucos de frutas feitos na hora.
* Quebra Mar Barra da Tijuca: Esta praia tem aproximadamente 50 metros de comprimento e se localiza no canto esquerdo da praia da Barra da Tijuca. É o point ideal para pescar, fazer kitesurf e andar de bicicleta. Possui uma beleza incomparável, proporcionando aos frequentadores uma vista espetacular para toda a orla.
* Praia do Amor Barra da Tijuca: A Praia do Amor se localiza praticamente debaixo do Elevado do Joá. Ela é bem pequena e tem pouca faixa de areia. No entanto, tem águas calmas e rasas e, por esse motivo, é frequentada por famílias com crianças. Em ambos os cantos desta praia, há um restaurante e um bar onde pode-se degustar pratos com frutos do mar e bebidas bem geladas.
* Praia da Reserva: Quem deseja um lugar tranquilo para passar um dia de praia bem relaxante deve conhecer esta praia. O nome dela se deve à localização ao longo da Reserva de Marapendí. Trata-se de uma reserva de proteção ambiental para preservar a vegetação de manguezal e de restinga. Aquelas pessoas que gostam da natureza encontram aqui o lugar ideal para curtir um dia diferente. A prática de snorkeling é comum nesta praia.
* Praia do Pontal Barra da Tijuca: Localiza-se na altura do Posto 12. É o ponto ideal para fazer a famosa trilha da Pedra do Pontal, proporcionando uma das vistas mais espetaculares não só do Rio de Janeiro, mas do mundo. De lá é possível admirar a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, a Floresta da Tijuca, o Parque Ecológico Chico Mendes e a Ilha das Palmas. A trilha tem aproximadamente 520 metros de caminhada.
Copacabana ou Barra da Tijuca?
Embora Copacabana seja a região mais lembrada e considerada pelos turistas locais e estrangeiros na hora de planejar uma viagem para o Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca já faz parte dos planos de muitos viajantes.
Por muitos anos, os grandes restaurantes, teatros, shows, passeios e baladas aconteciam fundamentalmente em Copacabana e outros pontos próximos dentro da zona sul da cidade.
Com o decorrer dos anos e o crescimento imobiliário da Barra da Tijuca, um outro ponto da cidade maravilhosa surgia, também com muito agito e badalação e excelentes ofertas para os viajantes do mundo todo.
Portanto, é possível dizer que, hoje em dia, a Barra da Tijuca oferece muitas opções de entretenimento, diversão, passeios e relax ao mesmo tempo. Sem esquecer que fica a meia hora de distância de Copacabana!