O Flamengo venceu o Grêmio, por 2 a 0, gols de Gabigol e Thiago Maia, e saiu de Porto Alegre com vantagem para o jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. O goleiro Grando defendeu um pênalti de Gabigol e evitou o pior.
A expulsão de Kannemann aos 14 do segundo tempo facilitou o trabalho do Rubro-Negro. Com o resultado, o Flamengo pode perder até por um gol. Já o Grêmio precisa vencer por três ou mais gols. Uma vitória gaúcha por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.
O Flamengo mostrou mais volume de jogo no primeiro tempo, mas foi o Grêmio que arriscou primeiro. Aos 2 minutos, Suárez chutou do meio-campo com perigo.
O Rubro-Negro reagiu aos 4: o atacante BRuno Henrique recebeu na entrada da área e chutou. A bola quicou e quase enganou o goleiro, que espalmou para escanteio. O Grêmio tentava se impor, mas faltava inspiração: Aos 12, Villasanti roubou a bola na entrada da área e chutou em cima do goleiro. No rebote, Suarez chutou por cima.
A jogada mexeu com o Rubro-Negro, que passou a dominar o jogo. Aos 32, Wesley avançou pelo meio e esticou para Bruno Henrique, que tocou para Gabigol marcar o primeiro gol. Quatro minutos depois, aos 36, Arrascaeta tocou para Everton Ribeiro, mas a bola bateu no braço de Bruno Alves. Pênalti. O lance foi revisado pelo VAR e a penalidade é confirmada. Gabriel bateu e o goleiro defendeu.
O Grêmio voltou mais ousado para o segundo tempo. Aos 10, cobrança de tiro de meta, Suárez roubou a bola e tocou para o gol. O árbitro anulou o gol porque o uruguaio estava dentro da área. Quatro minutos depois, Kannemann fez falta em Everton Ribeiro e foi expulso.
Com um a mais, o Flamengo voltou a pressionar. Aos 23, Arrascaeta tocou para Thiago Maia, que chutou para marcar o segundo gol do Flamengo.
Aos 36, Pedro recebeu na área e chutou por cima. Com um centroavante mais fixo, o Flamengo ameaçou mais. Aos 42, Cebolinha passou por dois na esquerda e cruzou para Pedro cabecear rente ao travessão.
Aos 49, Pedro recebeu na área, deu um drible seco no marcador e chutou mal, rente à trave.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 x 2 FLAMENGO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Árbitro de Vídeo (VAR): Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Bruno Uvini, Kannemann, Ferreira e Reinaldo (GRE) Léo Pereira, Wesley e Allan (FLA)
Cartões vermelhos: Kannemann (GRE)
GOLS: Gabigol (32' do 1'º t) e Thiago Maia (23' do 2º t)
FLAMENGO: Matheus Cunha, Wesley (Varela/18' do 2º t), Fabrício Bruno, Léo Pereira, Filipe Luís, Thiago Maia, Victor Hugo, Everton Ribeiro (Luiz Araújo/44' do 2º t), Arrascaeta (Allan/31' do 2º t), Bruno Henrique (Cebolinha/31' do 2º t) e Gabigol (Pedro/31' do 2º t). Técnico: Jorge Sampaoli
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Nathan/ 30' do 2º t), Cristaldo (Gustavo Martins), Bitello (Zinho/ 30' do 2º t) e Reinaldo; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi