O Grupamento Tático Móvel (GTM) da Guarda Municipal do Rio prendeu, neste domingo (17/02), três homens, que furtaram 15 celulares no bloco Vira Lata, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. A equipe que estava participando de uma operação de patrulhamento foi informada por uma mulher que um grupo estava furtando celulares no local. Os agentes informaram à Central de Monitoramento, que localizou os suspeitos. Na abordagem, ao fazerem a revista, encontraram uma mochila com 15 celulares. Os homens foram levados para a 12ª DP (Copacabana), onde foi registrada a ocorrência. Na delegacia, quatro das 15 vítimas que tiveram seus celulares furtados se apresentaram e recuperaram os aparelhos.
No enceramento do bloco Vira Lata, uma equipe do Grupamento de Operações Especiais (GOE) encontrou um homem caído, próximo ao antigo Hotel Nacional. O rapaz teria sido agredido por foliões e estava desacordado e sangrando. Os guardas prestaram os primeiros socorros e chamaram o Corpo de Bombeiros. Durante a ocorrência, um grupo de foliões se aproximou da equipe de forma agressiva e atirou pedras contra ela, danificando a porta da viatura. Francisco das Chagas Lopes Cabral, que integrava o grupo, foi preso por desacato e conduzido para a 15 DP (Gávea). A vítima de agressão foi resgatada de helicóptero pelos bombeiros e foi levada para o Hospital Municipal Miguel Couto.
Operação de pré-carnaval teve a participação de 782 guardas que atuaram em 31 blocos em todo Rio
Os agentes da GM-RIO realizaram, neste fim de semana, uma operação de pré-carnaval em 31 blocos de carnaval da cidade. Cerca de 782 homens foram deslocados para fazer o patrulhamento, fiscalização do trânsito e ordenamento urbano. As equipes fizeram diversos bloqueios em pontos estratégicos para garantir a segurança viária dos foliões.
No sábado, dia 16, as equipes acompanharam 14 blocos: Batuquebato (Centro), Liga dos Blocos da Zona Portuária (Gamboa), Desliga da Justiça (Gávea), Banda de Ipanema (Ipanema), Carmelitas (Centro) Imprensa que eu Gamo e GB Bloco (Laranjeiras), Spanta Neném (Lagoa), Primeiro Amor (São Conrado), Panela de Preta (Curicica), Vou Treinar e Volto Já, Urubuzada e Nem Muda e Nem Sai de Cima (Tijuca), Seu Kuka e Eu do Grajaú (Grajaú).
Neste domingo, dia 17, as equipes cobriram 17 blocos que desfilaram no Centro e nas zonas Sul, Norte e Oeste da cidade: Vira Lata (São Conrado), Volta, Alice (Laranjeiras), Calma, Calma, sua Piranha (Botafogo), Me Esquece (Jardim Botânico), Alegria sem Ressaca (Copacabana), Se cair, Eu Como e Foliões do Rio (Ilha do Governador), Amigos da Barra (Barra da Tijuca), Banda da Saens Pena (Tijuca), Banda Infantil Bigodinho Esticado (Méier), Multibloco e Chinelo de Dedo (Centro), Coração das Meninas (Gamboa), Morto com Farofa (Campo Grande), Bloco do 1030 (Taquara), Pra se Apaixonar (Quintino Bocaiuva) e Xodó da Piedade (Piedade).