A Nova Transportadora do Sudeste (NTS), empresa que transporta gás natural, patrocina o projeto “Lê Pra Mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis brasileiros, com atividades sócio-culturais. Esta parceria se dá graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
No projeto, artistas e personalidades participam do evento conduzindo a leitura das obras escolhidas e partilhando também suas histórias de vida com as crianças. Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levam para casa um livro infantil.
Retomando às atividades presenciais, interrompidas durante os anos de 2020 a 2022 por conta da pandemia, em 2023 o projeto acontecerá até setembro, beneficiando 7.000 alunos de escolas públicas municipais. Neste mês de agosto, o projeto estará em Japeri, Paracambi e Duque de Caxias. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade e outro por um ator de teatro.
Nesta edição já confirmaram presença os artistas Lucinha Lins, Cláudio Tovar, Dhon Augusto, Neuza Borges, Henrique Dias, Nando Cunha, Soraia Ravenle, Watusi, Tâmara Taxmam, Nivea Maria, Tião Davila, Angela Vieira, Maria Clara Gueiros, Silvia Pfeifer, Andreia Veiga, Hugo Bonemer e Elisa Lucinda, entre outros.
As escolas beneficiadas em Japeri, são:
02-ago – Escola Municipal Amaralina
03-ago – Escola Municipal Jardim Belo Horizonte
04-ago – Escola Municipal CIEP 401 - Lucimar de Souza Santos
Em Paracambi, as unidades escolares são:
14-ago - Escola Municipal Governador Roberto Silveira
15-ago - Escola Municipal Terra de Educar
16-ago - Escola Municipal Hortênsia Pirro do Vale
18-ago - Escola Municipal Margarida Alves
Já Duque de Caxias recebe o projeto no fim de agosto, sendo que as escolas beneficiadas são:
28-ago - Escola Municipal Albert Sabin
29-ago - Escola Municipal Marilândia
30-ago - Escola Municipal Brasil - Itália
31-ago - Escola Municipal Vila Operária
01-set - Escola Municipal Profª Maria das Graças Cardoso Bighi
O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 29 edições que circularam por 16 cidades. Ao longo deste período, 28 mil crianças foram beneficiadas e 27 mil livros foram doados. Durante a pandemia, o canal de leitura de livros infantil recebeu artistas que fizeram a leitura online de livros, obtendo mais de 1 milhão de visualizações.
Mais de 650 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras. Nomes como Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros, já estiveram no projeto.
A apresentadora Fátima Bernardes já participou do projeto.
As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Para os professores, é oferecida uma capacitação cujo tema é o “Pós Leitura”, para que o incentivo à leitura seja prolongado após a passagem do projeto na escola. Aos pais, funcionários e demais membros do universo escolas, o "Lê Pra Mim?" oferece gratuitamente uma oficina online, “Como ler para crianças”, com dicas e técnicas para manter a criança ligada no livro que está sendo lido.
Cada apresentação tem um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que faz a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva.