Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brics Young Scientists Forum

Professora da UFRJ representa Brasil em Fórum de Cientistas dos Brics

Natália Mota foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)


Professora da UFRJ foi escolhida para representar o Brasil em evento internacional. Foto: Divulgação/Rebeca Figueiredo

A professora do Instituto de Psiquiatria (Ipub) Natália Mota foi a indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como representante do Brasil no Brics Young Scientists Forum (YSF) 2023. O encontro, cujo objetivo foi reunir e motivar jovens cientistas dos países do bloco, aconteceu recentemente na África do Sul.

“Essa conquista é a resposta de muitos anos de investimento em políticas públicas e ciência que promovem acesso à pesquisa de qualidade no Brasil. Levei comigo o trabalho de tantas e tantos brasileiros dedicados a pensar em soluções para nossos problemas que sejam baseadas em evidências geradas nos nossos cenários”, afirmou Natália.

Sobre a docente

Pioneira no campo da psiquiatria computacional e conhecida internacionalmente nesse setor, foi selecionada para a área de “The Future of Education, Mindset and Skillset”. Seu trabalho incluiu criar algoritmos para análise do discurso direcionado a estratégias de rastreio de sinais de sofrimento mental. Além disso, foi responsável pelo projeto que consegue diminuir o tempo necessário para o diagnóstico via software, buscando antecipar o tratamento.

Natália Mota é cofundadora de uma edtech. Nela, atua desenvolvendo soluções baseadas em neurociência computacional aliadas a currículos multidimensionais para o cotidiano escolar. Durante sua participação no Brics YSF 2023, a professora expôs os avanços da área na última década.

“Foi minha primeira vez participando de um fórum de um bloco econômico e conheci pessoas não apenas do setor da ciência, mas também lideranças diversas, alér de ter acesso a debates", disse Natália.

UFRJ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!