Os moradores e comerciantes da Rua Afonso Pena, na Tijuca, estão desde o último domingo (17/02) sem telefone e internet. O motivo seria o furto de cabos telefônicos da Operadora Oi, próximo ao número 119 e que causou a interrupção no serviço entre o número 71 da Rua Dr. Satamini e o 119 da Rua Afonso Pena. Segundo moradores, alguns técnicos da operadora Oi estiveram no local nesta segunda e terça, averiguando a situação, porém não restabeleceram os serviços.
“Nós estamos desde domingo sem telefone e internet. A clínica veterinária e o Mister Pizza na Rua Dr. Satamini e a padaria aqui na Rua Afonso Pena também foram prejudicados, além da população idosa, que necessita do telefone para uma emergência e não tem”, falou Maria do Socorro Fontenele, moradora da Rua Afonso Pena.
Segundo a moradora Maria Fontenele, uma equipe esteve na Rua Gonçalves Crespo em frente ao 277 pelo mesmo motivo, porém repararam os cabos.
A Operadora Oi em nota disse que irá “enviar uma equipe para verificação no local citado”.
Sobre o roubo de cabos:
“A Oi esclarece que casos de furtos de cabos afetam a rede da companhia, prejudicando a prestação de serviços para clientes e população em geral. Os impactos são causados por ações criminosas e por atos de vandalismo, que afetam a Oi, demais operadoras e concessionárias, além de hospitais, delegacias e outros serviços essenciais à população. No estado do Rio de Janeiro, em 2018, foram registrados 15.510 casos de furtos de cabos de telefonia, sendo 9.736 na capital do estado.
A companhia adota medidas preventivas que visam a dificultar o furto de seus equipamentos e cabos telefônicos e tem investido na criação de novas equipes de manutenção, que auxiliam no monitoramento e reparo dos danos à sua rede causados por atos ilícitos, como furtos e vandalismos.
A Oi colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar as investigações. Todos os casos de ilícitos são registrados em delegacias locais. Além disso, a empresa mantém em funcionamento um canal para denúncias de furto de cabos de telefonia e equipamentos: 0800 282 5531. A ligação é gratuita.”
O Portal Eu Rio entrou em contato com a moradora Maria Fontenelle, no final desta tarde, que nos informou que uma equipe esteve essa tarde verificando o cabeamento, porém não terminou o reparo.