TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Países amazônicos, por proposta do Brasil, se comprometem com Desmatamento Zero até 2030

Meta é evitar que floresta perca capacidade de se autorregenerar, por conta da degradação e do aquecimento global

Por Portal Eu, Rio! em 09/08/2023 às 06:50:25

Lula e mais sete presidentes de países amazônicos firmaram compromisso ousado de preservação ambiental. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes dos países amazônicos divulgaram nesta terça-feira (8) a Declaração de Belém, documento que consolida a agenda comum entre os oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a região. A declaração, assinada durante o primeiro dia da Cúpula Amazônica, apresenta os pontos consensuais de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, tendo por base “aportes da sociedade civil” destacados durante o Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que ocorreu no mês de maio em Brasília, e de órgãos do governo federal.

A Declaração de Belém contém 113 objetivos e princípios transversais, compromissados pelos países signatários. A OTCA exercerá papel central na execução da nova agenda de cooperação amazônica. A íntegra da Declaração foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Coube ao governo brasileiro, na condição de anfitrião da Cúpula, apresentar um texto-base, posteriormente analisado e ajustado pelos demais países.

Compromissos incluem direitos dos povos indígenas e combate integrado a crimes

Entre os compromissos apresentados, está a adoção de princípios transversais para a implementação da Declaração, “os quais incluem proteção e promoção dos direitos humanos; participação ativa e promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais; igualdade de gênero; combate a toda forma de discriminação; com base em abordagem intercultural e intergeracional”.

O documento expressou também a necessidade urgente de conscientização e cooperação regional para evitar o chamado “ponto de não retorno” na Amazônia – termo usado por especialistas para se referir ao ponto em que a floresta perde sua capacidade de se autorregenerar, em função do desmatamento, da degradação e do aquecimento global.

Os oito presidentes assumiram o compromisso de lançar a Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, a partir das metas nacionais, como a de desmatamento zero até 2030. A Declaração de Belém prevê, ainda, a criação de “mecanismos financeiros de fomento do desenvolvimento sustentável, com destaque à Coalizão Verde, que congrega bancos de desenvolvimento da região".

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os pontos defendidos pelo presidente Lula para a agenda da cooperação entre os países da Amazônia.

O governo brasileiro se comprometeu a instalar o Centro de Cooperação Policial Internacional em Manaus para a integração entre as polícias dos oito países. Está previsto também o estabelecimento de um Sistema Integrado de Controle de Tráfego Aéreo para combate ao tráfego aéreo ilícito, o narcotráfico e outros crimes na região.

No âmbito da OTCA, está prevista a criação de algumas instâncias. Entre elas, o Mecanismo Amazônico de Povos Indígenas; o Painel Técnico-Científico Intergovernamental da Amazônia, que contará com as participações governamentais, de pesquisadores, da sociedade civil, bem como dos povos indígenas e de comunidades locais e tradicionais.

Ainda entre as instituições criadas está um observatório da situação de defensores de direitos humanos, do meio ambiente e de povos indígenas, para identificar financiamento e melhores práticas de proteção dos defensores; o Observatório de Mulheres Rurais para a Amazônia, para fortalecer a mulher empreendedora rural; o Foro de Cidades Amazônicas; a Rede de Inovação e Difusão Tecnológica da Amazônia, com foco no desenvolvimento regional sustentável; e a Rede de Autoridades de Águas, para aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos entre os países.

Em nota, o Itamaraty informa que os ministros das Relações Exteriores dos países-membros se reunirão em breve para manifestar as conclusões sobre os relatórios com sugestões produzidas durante o Diálogos Amazônicos, evento prévio à Cúpula de Belém.

Anfitrião, Brasil forneceu régua e compasso para Floresta Amazônica 'falar ao mundo'

Os compromissos firmados atendem, em linhas gerais, aos objetivos traçados pelo governo brasileiro para o encontro. Ao cobrar responsabilidade dos países desenvolvidos, pelo bioma da Amazônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que, agora, a floresta Amazônica fala ao mundo.

Assim o presidente Lula abriu a Reunião dos Chefes de Estado e de Governo dos países que assinam do Tratado de Cooperação Amazônica, no contexto da Cúpula da Amazônia. Diante dos representantes dos oito países do que chamou de “primeiro bloco socioambiental do mundo”, Lula mencionou a urgência em retomar a cooperação, para dar forma ao chamado “sonho amazônico”. Lula disse que a Amazônia detém conhecimentos e riquezas que precisam ser explorados de forma sustentável.

O presidente brasileiro disse que é hora de olhar para o coração do continente, em busca da identidade amazônica. Aos presidentes no encontro da Cúpula da Amazônia, Lula citou que a Amazônia é passaporte para “uma nova relação com o mundo”. Também descreveu a dimensão do território e a biodiversidade do bioma. No entanto, para ele, é preciso olhar, também, para as cerca de 50 milhões de pessoas que vivem nos oito países na área coberta com a floresta, incluindo povos originários e tradicionais.

Ao citar as ações do governo para reforçar a segurança contra o crime organizado internacional e os crimes ambientais, o presidente Lula defendeu “o desenvolvimento harmônico entre” os oito países, “e respeitando a soberania de cada” um. Para isso, defendeu o bloco socioeconômico, para manter o tema da Amazônia em alto nível político. Fazem parte do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.



Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.