TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Defensoria exige da PM retirada de postagem criminalizando adolescente morto durante operação

Polícia Militar reviu versão, mas manteve nas redes texto culpando Thiago Menezes, 13 anos, por confronto

Por Portal Eu, Rio! em 10/08/2023 às 07:59:38

Escola municipal em que estudava Thiago Menezes anunciou nas redes sociais homenagem ao aluno, morto durante operação da PM. Foto: Reprodução Twitter

O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio (Nudedh) deu entrada na terça-feira (8) em uma ação judicial para que a Polícia Militar retire do ar uma postagem que criminaliza o adolescente Thiago Menezes, morto na madrugada da última segunda-feira (7) durante uma operação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Na publicação, feita às 5:44 da manhã de segunda, a corporação afirma que “um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto” com a Polícia. A ação foi distribuída para a 10ª Vara de Fazenda Pública.

Apesar de a PMERJ posteriormente ter apresentado outras versões para o fato, o texto segue nas redes, com quase um milhão de visualizações. Em depoimento dado durante o atendimento da família no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ, a mãe de Thiago, Priscila, expõe sua indignação com a publicação.

- Thiago era apenas um adolescente que perdeu a vida precocemente e de forma trágica. Mais uma vítima que entra para a estatística.

Na ação, a DPRJ afirma que houve “violação aos Direitos da Personalidade do adolescente Thiago, bem como de sua mãe”. A Defensoria pede ainda que a PMERJ deixe de reprimir de forma ostensiva as manifestações pacíficas que ocorrem em decorrência da morte do menino, bem como o protesto social da mãe .

Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, foi baleado por volta da 0h40, na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, via principal da Cidade de Deus. O corpo do garoto foi enterrado na tarde de terça no Cemitério do Pechincha, em Jacarepaguá. Thiago foi velado em uma igreja evangélica que frequentava na comunidade. O local fica a poucos quilômetros de onde ele foi morto.

Fonte: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.