A atriz Sarah Jessica Parker, que atuou na famosa série Sex On The City, afirmou, em recente entrevista a um programa de rádio americano, o The Howard Stern Show, que perdeu o “timing” da realização de um face lift. Sara Parker acredita que a cirurgia de rejuvenescimento facial é ideal na faixa dos 40 anos, e questiona se, para ela, hoje com 58 anos, não seria muito tarde para a cirurgia. A artista chegou a dizer que evita se olhar no espelho, apesar de se achar "apresentável".
O cirurgião plástico Matthews Herdy, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, garante que não existe idade máxima para nenhum procedimento. “O importante é avaliar se a paciente tem alguma doença crônica, como pressão alta, diabetes, entre outras. E, nesses casos, garantir que ela esteja em tratamento”, ressalta o especialista, acrescentando que é o estado geral de saúde do paciente que influencia na cirurgia e na recuperação, não a idade.
Cirurgião plástico Matthews Herdy. Foto: Divulgação
A cirurgia, também chamada de lifting facial ou ritidoplastia, pode ser indicada para pessoas que desejam atenuar sinais do envelhecimento, como rugas ao redor dos olhos, testa e pescoço, vincos entre o nariz e o canto boca - conhecido como “bigode chinês"- flacidez, gordura facial (que se desloca ao longo do tempo), tônus muscular da face e papada, entre outros. “Pessoas a partir dos 40 anos podem ser orientadas a realizar a cirurgia, mas depende de cada paciente. Quando não apresenta tantos sinais de envelhecimento, outros procedimentos mais simples, como o mini lifting, podem trazer resultados muito satisfatórios”, acrescenta o profissional.
Matthews também alerta que é sempre importante escolher um especialista, procurar por referências deste trabalho e se certificar que o médico é aprovado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “O paciente precisa ter em mente que se trata de uma cirurgia reparadora, que o procedimento não muda a aparência e não para com o processo de envelhecimento. Por isso, manter-se saudável, adotar um bom estilo de vida, como a prática de exercícios e uma alimentação adequada, garantem não só que os sinais do tempo demorem mais a aparecer, mas também que uma cirurgia plástica tenha um resultado bom e duradouro”, conclui.