Ambientalistas, comerciantes e donas de casa concordam que o óleo de cozinha usado, quando não descartado de forma adequada, causa prejuízo tanto na rede de esgoto quanto ao Meio Ambiente. Pensando em ajudar a minimizar este problema é que a ONG Soulidário e o Rotary Club São João de Meriti/Vilar dos Teles lançarão na próxima quinta-feira, dia 21, a campanha Óleo Fraternal. A iniciativa, que conta com a parceria da empresa UniÓleo Reciclagem de Óleo Vegetal, ganhou este nome por trazer mais um benefício. A verba arrecadada com a venda do óleo será revertido para compras de cadeiras de rodas para doação.
“Esta é mais uma campanha que abraçamos junto com o Rotaty Club de São João de Meriti. A primeira foi o Lacre Fraternal, que ainda está em andamento, onde são coletados lacres de alumínio para serem trocados por cadeiras de rodas. O Lacre Fraternal é um sucesso muito grande,onde já foram entregues 96 cadeiras na primeira etapa. As duas campanhas contribuem para o Meio Ambiente e ajudam pessoas que precisam mas não têm condições de comprar uma cadeira de rodas. Estamos muito felizes por mais esta iniciativa”, explicou Alírio Montebrune, diretor da ONG Soulidário.
Jean Pierre de Oliveira, diretor do banco de cadeiras de rodas do Rotary Clube de São João de Meriti/Vilar dos Teles, também explicou a importância na nova campanha. “No banco de cadeiras de rodas temos muitas pessoas cadastradas que necessitam das cadeiras para terem melhor qualidade de vida. Já conseguimos ajudar várias famílias até hoje, mas cada vez surgem mais pessoas. Por isso será de suma importância a parceria de comerciantes, empresários e demais pessoas para esta nova empreitada”, destacou Jean Pierre.
Óleo de Cozinha X Meio Ambiente
Basta uma rápida pesquisa para saber sobre os prejuízos que o óleo de cozinha usado pode causar se for descartado de forma irregular.
Muitos estabelecimentos comerciais e residências jogam o óleo comestível usado na rede de esgoto. Este produto é de difícil degradação no Meio Ambiente, pois não se dissolve e nem se mistura à água, o que se torna um problema para rios e lagos. O óleo, que é mais leve do que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática.
O descarte do óleo no esgoto também pode gerar vários problemas. Com o entupimento da rede de esgoto o material é lançado no solo, contaminado o lençol freático. Para retirar o óleo e desentupir os canos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba também contaminando o Meio Ambiente.
“Muitas donas de casa ficam sem saber o que fazer com aquele óleo já usado quando o mesmo precisa ser descartado. Infelizmente para muitas pessoas o método mais prático de se livrar desse óleo velho é jogando o mesmo no ralo da pia. Essa prática causa vários prejuízos tanto para a residência quanto para o Meio Ambiente. O óleo deve ser descartado de forma adequada, em recipiente lacrado. Em locais residências é aconselhável armazenar o óleo em garrafas pet de 2 litros, quando pelo menos três estiverem cheias basta acionar o serviço de coleta. Esta campanha vai ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida e ainda contribuir com pessoas carentes”, ensina Célio Rangel Narciso, sócio e administrador da empresa UniÓleo Reciclagem de Óleo Vegetal.
O óleo de cozinha usado pode ser empregado como matéria prima na produção de Biodisel e demais produtos industriais, como sabão, detergente, resina para vidro, entre outros.
Como participar
Estão convidados a participar desta campanha tanto proprietários de restaurantes, bares, lanchonetes, pastelarias, hotéis e demais estabelecimentos comerciais de alimentos, como igrejas e escolas.
Para participar basta entrar em contato com os números 98516-3511 e 96419-0679 e se cadastrar. Informações e cadastro também no projeto VEMCER, parceiro desta iniciativa, pelo número 2751-4189