O Flamengo é finalista da Copa do Brasil 2023. No jogo de volta, nesta quarta-feira (16), no Maracanã, o Rubro-negro venceu o Grêmio novamente, desta vez pelo placar mínimo, 1 a 0, gol do Arrascaeta, de pênalti, aos 28 minutos do segundo tempo.
Como o time comandado por Jorge Sampaoli tinha triunfado também no confronto de ida, por 2 a 0, na Arena do Grêmio, no agregado a classificação para final ficou em 3 a 0. A equipe carioca soube aproveitar a vantagem e ampliar, mesmo os gaúchos mostrando um bom futebol e muita disposição.
O Flamengo vai para a nona decisão dessa competição e é o atual campeão. Em 2022 venceu a Copa do Brasil com o técnico Dorival Júnior, justamente o comandante atual do São Paulo, o outro finalista.
O adversário do Rubro-negro garantiu vaga na final com um placar agregado de 3 a 2 diante do Corinthians. O Tricolor paulista perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 e fez 2 a 0 na partida de volta, no Morumbi.
Apesar da grande festa proporcionada pela torcida, houve protesto antes do jogo contra Sampaoli, pela eliminação na Libertadores e ainda pelo momento conflituoso nos bastidores do Rubro-negro.
Mas a vitória e classificação aliviam bastante a tensão para os jogadores do Flamengo, que administraram bem a vantagem e coloca a Nação perto do bicampeonato. A decisão será em dois domingos: 17 e 24 de setembro.
FLAMENGO: Matheus Cunha; Varela (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Erick Pulgar (Allan), Victor Hugo (Thiago Maia), Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol (Luiz Araújo). Técnico: Jorge Sampaoli
GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo. Villasanti, Carballo (Pepê), Cristaldo (JP Galvão), Bitello (Besozzi) e Ferreira (Iturbe); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho