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Ônibus que capotou e matou sete torcedores do Corinthians estava com 'caixa preta' vencida há três anos

Veículo não poderia circular sem cronotacógrafo registrando velocidade, tempo de direção e distância percorrida

Por Portal Eu, Rio! em 21/08/2023 às 08:05:28

Condutor do ônibus perdeu o controle numa curva da rodovia Fernão Dias, perto de Belo Horizonte (MG), quando retornava à capital paulista. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Pelo menos sete* pessoas morreram e várias ficaram feridas depois que um ônibus, que transportava torcedores do Corinthians de volta à capital paulista, capotou na Rodovia Fernão Dias (BR-381), na madrugada deste domingo (20), em Igarapé, próximo a Belo Horizonte (MG). A concessionária que administra o trecho, Arteris Fernão Dias, informou que o motorista do ônibus perdeu o controle quando bateu contra um talude (barranco) depois de fazer uma curva. O veículo transportava 48 pessoas e 10 ficaram presas às ferragens.

O Estradas.com.br apurou, com exclusividade, que o veículo está com o cronotacógrafo – a caixa preta do setor de transportes rodoviário -, vencida há quase três anos e não poderia estar circulando. O equipamento registra velocidade praticada, tempo de direção e distância percorrida. Informações essenciais para a perícia que fica prejudicada em função da irregularidade do equipamento.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Daniel Ito, da Rádio Nacional, sobre o sinistro que matou sete torcedores do Corinthians e levou outro à internação em estado grave.

O SOS Estradas também encontrou multa recente por excesso de velocidade. O veículo consta em nome da empresa C.F.V. Martins Transportes ME, de Jacareí (SP). Os torcedores seriam quase todos do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Até o encerramento da apuração desta notícia, não estava disponível informação oficial sobre as possíveis causas e os nomes das vítimas. A assessoria de imprensa da PRF informou apenas que estava priorizando o atendimento às vítimas.

Viagem era clandestina, de acordo com agência reguladora dos transportes, ANTT

Por meio de sua assessoria de imprensa, a ANTT informou: “O veículo de placa LPH3885 envolvido em um acidente na madrugada deste domingo (20/8) na BR-381/MG, em Brumadinho, não tinha licença emitida para realizar o transporte interestadual de passageiros, na modalidade de passageiros. Portanto, a viagem é considerada irregular. Quanto ao acidente, a Agência fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. A ANTT também informa que a Arteris Fernão Dias, administradora do trecho da rodovia concedida, prestou todos os socorros iniciais e está dando apoio às famílias. A ANTT lamenta profundamente e se solidariza com os familiares das vítimas“.

A reportagem também está apurando junto à PRF de Minas se os ocupantes faziam uso do cinto de segurança, no momento do acidente (sinistro).

O Estradas entrou em contato com a empresa de ônibus, em vários momentos na manhã deste domingo (20), mas não obteve sucesso. A reportagem deixou recado no celular, mas ainda não recebeu nenhuma posição sobre a ocorrência.

Agência informou que ônibus não possuía autorização para transporte interestadual

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e se solidariza com os familiares das vítimas de um acidente de ônibus ocorrido na madrugada deste domingo (20/8) na BR-381/MG, em Brumadinho, com torcedores do time de futebol Corinthians. A Agência informa que o veículo envolvido, de placa LPH3885, não possui registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros, portanto a viagem é considerada irregular. A ANTT esclarece que fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Além disso, informa que a Arteris Fernão Dias, administradora do trecho da rodovia concedida, prestou todos os socorros iniciais.

Para obter mais informações sobre a regularidade de viagens, a Agência disponibiliza a consulta na Ouvidoria da ANTT por meio do WhatsApp (61) 9 9688-4306, pelo telefone 166 ou pelo e-mail: [email protected].”

Sindicato aponta desmonte na fiscalização eletrônica nos últimos três anos

Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Wagner Dias, o desmonte da fiscalização da ANTT já dura mais ou menos três anos.

Dias explica que o marco inicial desse desmonte foi o desligamento do Canal Verde Brasil, uma rede de cerca de 60 pórticos, que monitorava a logística, a movimentação de bens e de pessoas pelo país. “A fiscalização da ANTT sabia, por exemplo, como era a movimentação do transporte de cargas. E com isso, ela conseguia é fazer fiscalizações de forma eletrônica na parte de transporte de cargas, e isso também era um insumo muito importante para a fiscalização do transporte de passageiros, em especial no transporte rodoviário clandestino de passageiros“.

De acordo com o diretor, com o desligamento do canal Verde Brasil perdeu-se uma ferramenta fundamental para essa fiscalização e esse monitoramento, em especial. Esse foi o primeiro golpe que a fiscalização da ANTT sofreu”, frisou.

Ainda segundo Dias, a ANTT, em um ano, passou por duas reestruturações. Essas mudanças reduziram os postos de fiscalização em todo o país, normalmente em rodoviárias. “Além disso, foi muito reduzida a atividade de combate ao transporte clandestino em todo o país. As missões e as equipes foram muito reduzidas. E o maior penalizado com essas medidas, foi o cidadão, que trafega na via pública, nas rodovias brasileiras. Isso é realmente muito preocupante“, pontuou.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: SOS Estradas e RadioAgência Nacional

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