TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Nova presidente do IBGE toma posse e fala sobre o desafio de implementar um novo censo para 2020

Perda de 30% dos funcionários ao longo de oito anos é um dos principais problemas do Instituto

Por Leonardo Pimenta em 23/02/2019 às 08:46:00

Foto: ASCOM/ASSIBGE

A nova presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, tomou posse no cargo, na manhã desta sexta (22), no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), no Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A posse contou com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto.

Durante a cerimônia de posse, a nova presidente comentou que será um grande desafio implementar o novo censo para 2020.

"O desafio de implementar um censo dessa dimensão em uma instituição na situação do IBGE vai ser monumental. Vamos enfrentá-lo. Com respeito às boas práticas de qualidade e responsabilidade, que são da tradição da casa, e ao mesmo tempo uma sede por soluções de ponta. Vamos usar todos os recursos possíveis, pensando sempre na situação atual e fiscal do país e nas suas dificuldades. E vamos usar a nossa criatividade e coragem, que é praxe da casa, para entregar um censo aderente às melhores práticas", disse a nova presidente do instituto na posse.

O IBGE irá realizar, no próximo ano, o novo Censo Demográfico 2020 para cerca de 213 milhões de habitantes, que residem em 71 milhões de domicílios em todo o país. A função do censo ou recenseamento demográfico é recolher informações importantes que ajudam a conhecer melhor a população de um país. Com a pesquisa, que é realizada de dez em dez anos, é possível avaliar o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem.

No entanto, o instituto tem sofrido, ao longo desses oito anos, uma perda de 30% dos seus funcionários. Segundo Susana Cordeiro, o órgão tinha cerca de 7 mil pessoas em seu quadro de pessoal e hoje só possui 5 mil.

"Nos últimos anos, o instituto perdeu mais de 30% do seu quadro de pessoal e corre o risco de perder mais 30% com os aposentáveis, tudo isso a menos de um ano para o maior desafio do IBGE, que é o Censo Demográfico", afirmou Susana na cerimônia.

Ministro Paulo Guedes sugere a venda de imóveis para a realização do novo censo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, presente durante a cerimônia de posse, sugeriu à nova presidente a venda de alguns imóveis do órgão para custear a realização da pesquisa.

"São três sedes, seis prédios, faltam recursos para o censo, mas o presidente fica de frente para o Pão de Açúcar, a diretoria fica no centro e a turma da ralação fica aqui. Então, quem sabe, a gente vende alguns prédios e coloca o dinheiro para complementar, para fazer o censo bem feito. Devia estar todo mundo junto num prédio só", disse o ministro Paulo Guedes.

Segundo Paulo Guedes, outro grande problema do IBGE seria o censo brasileiro ter um número grande de perguntas e defendeu um questionário mais enxuto.

"O censo de países ricos tem 10 perguntas, o censo brasileiro tem 150, e o censo do Burundi tem 360 perguntas. Quem pergunta demais acaba descobrindo coisa que nem queria saber. Então, eu sugiro que sejamos espartanos, façamos uma coisa bem compacta, façamos o essencial, e nós vamos tentar de toda forma ajudar", comentou o ministro.

A nova presidente do IBGE tem especialização nas áreas de reforma do estado, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional no setor público. Suzana trabalhou como economista do Banco Mundial nos governos da África, América Latina e Ásia. No Brasil, foi pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.