Neste domingo (24), Rodrigo Catuaba vai estar presente no estúdio Arte na Pele, no bairro da Tijuca, para um workshop sobre técnicas em realismo. O tatuador é um dos maiores nomes do país quando o assunto são traços realistas e seus trabalhos impressionam pela perfeição. Ele já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais com a sua arte.
Nascido em Nova Friburgo, na Região Serrana, Rodrigo desenha desde criança e tatua há 13 anos. Ele conta que, depois de ter sofrido um grave acidente, ficou um período acamado. Nesta época, passou a desenhar bastante e a aperfeiçoar o seu talento. Aos 18 anos, comprou um compressor e iniciou com a personalização de camisas, capacetes, skates, além de carros e motos.
"Foi aí que conheci o universo dos tatuadores. Não demorou muito e fiz a minha primeira tatuagem com o material de um colega. Tatuei o braço de um amigo e depois disso tomei gosto pela área. Também fiz alguns cursos até virar um tatuador profissional", relembrou Catuaba.
Ele ainda ressaltou que no início trabalhava com todos os estilos, mas o realismo foi o que mais lhe chamou a atenção.
"O realismo é um traço que exige bastante paciência e eu tenho. Um rosto, por exemplo, dura de sete a oito horas para ser bem realizado. Eu consegui ter facilidade para entender os tons e as cores necessárias. Além da produção que exige que os mínimos detalhes sejam aplicados cuidadosamente", destacou.
Projeto Florescer
Rodrigo é um gigante entre os tatuadores brasileiros, mas ele ainda vai além do seu profissionalismo. Há cinco anos, o tatuador possui um projeto social chamado Florescer. Nele, mulheres que já tiveram câncer de mama e foram mastectomizadas podem entrar em contato e ganhar gratuitamente uma tatuagem de pigmentação que reconstrói os mamilos.
"A ideia do Florescer surgiu quando uma cliente pediu para reconstruir seu mamilo, depois que ela retirou uma mama. Na ocasião, cobrei um valor simbólico, mas percebi o quanto aquilo foi emocionante e importante para ela. Eu ainda passei a conhecer melhor todo o processo que as mulheres enfrentam e como isso poderia ajudá-las de alguma forma", explicou.
Rodrigo disse que a primeira sessão foi crucial para o início do projeto. Ele apresentou a iniciativa a AMA (Associação de Mulheres Mastectomizadas) e a partir daí outras pessoas começaram a procurá-lo. Hoje, a agenda de marcação já está preenchida até meados de 2020. Catuaba divide a nobre missão com o colega Diego Belmiro. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone (22) 99733-0498.
Vale destacar que os workshops do tatuador sobre realismo devem rodar o país inteiro. Durante todo o ano, as palestras acontecerão em diversas cidades. O estúdio Arte na Pele fica localizado na Rua Barão de Mesquita, no bairro da Tijuca, zona norte carioca. No domingo, o evento é para tatuadores e acontece a partir das 9h.