A Câmara Municipal do Rio de Janeiro lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Inclusiva. A iniciativa, liderada pela vereadora Luciana Boiteux (Psol), pretende reforçar os debates e as políticas voltadas para a inclusão nas escolas. Atualmente, a a rede municipal de educação sofre com uma série de problemas que comprometem a educação de qualidade, como a falta de sala de recursos, acessibilidade, de professores especializados e agentes de apoio à educação especial. O lançamento da Frente aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal (Praça Floriano, s/n).
Ouça no podcast do Eu, Rio o depoimento da vereadora Luciana Boiteux sobre a urgência do concurso público para Agentes de Apoio à Educação Especial, essenciais para inclusão escolar das pessoas com deficiência.
“Este vai ser mais um espaço para o desenvolvimento de políticas que respeitem as pessoas com deficiência. Queremos uma cidade inclusiva, anticapacitista e que cumpra a Lei Brasileira de Inclusão”, ressalta a vereadora, que defende a urgência de um novo concurso para Agentes de Apoio à Educação Especial (AAEEs), com a devida readequação da sua escolaridade. Atualmente, a exigência de formação de ensino médio completo não condiz com as especificações do cargo.
Luciana Boiteux, que também integra a Comissão de Educação, faz um alerta para o atendimento das crianças incluídas: “O contrato temporário dos AAEEs termina no fim desse ano e, sem o concurso público, milhares de crianças ficarão sem o apoio essencial desses profissionais. Se já existem crianças hoje necessitando de AAEEs, imaginem quando 700 contratados deixarem a rede. A prefeitura precisa realizar o concurso imediatamente”.