TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Fotógrafa cria campanha para reforçar o respeito aos foliões durante o carnaval

Por Alexandra Silva em 27/02/2019 às 13:51:11

A fotógrafa Andrea Rocha idealizou um projeto com fotos de pessoas com a #sobreapeleafantasia. É uma iniciativa para mostrar que por trás de cada caracterização, existe um ser humano e precisa ser respeitado e que fantasia não pode ser um motivo ou escudo para realizar qualquer tipo de agressão.

A iniciativa começou no carnaval de 2017, quando a princípio, seria apenas para eternizar a melhor fantasia em um ensaio conceitual, para a escolha de fotos postadas com a #eternizeafantasiarj. Mas, segundo a fotógrafa, naquele ano, o número de agressões contra mulheres superou 2.000 registros, durante o carnaval. O que era um ensaio fotográfico, para eternizar a fantasia, virou um ensaio de um grupo de mulheres em desabafo contra os números alarmantes.

“Sempre gostei muito de assistir o carnaval, da estética, de perceber como as pessoas se movimentam, interagem, como elas se produzem. Sempre gostei daquele olhar de fora, do olhar subjetivo sobre as situações, elementos, adereços, coisas de carnaval. Quando foi em 2017 resolvi registrar essas fantasias, esses elementos que traduzem o carnaval, principalmente o carnaval carioca e convoquei as pessoas para postarem suas fantasias, para no final, a gente conseguir extrair a fantasia mais interessante para produzir um ensaio fotográfico com um conceito mais artístico, experimental. Esse foi o grande momento para acontecer o #eternizarj e no final do carnaval de 2017 coincidiu com o dia da mulher e teve números expressivos de abusos, isso fez com a gente chamasse algumas mulheres que usaram a hastag com a fantasia para fazerem uma foto e um vídeo manifesto, celebrando as mulheres que tiveram a coragem de fazer o registro de ocorrência e chamando a atenção para uma situação tão grave e lamentável. Esses números estão crescendo e principalmente em relação aos abusos e agressões contra o feminino, então pensamos em começar o projeto esse ano sem o cunho de eternizar a fantasia e sim sobre a pela a fantasia, para mostrar, para dizer que tem uma pessoa ali”, explica Andrea Rocha.

Para demonstrar toda a importância desse projeto, os atores e dançarinos, Lua Cazul e Amaury Soares participaram das fotos.

“Fiquei muito feliz com o convite para participar do ensaio Sobre a Pele a Fantasia, principalmente pelas motivações da campanha. Ainda vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa, machista e homofóbica, e os números de violência e desrespeito durante o carnaval se tornam ainda mais alarmantes. A fantasia não deve ser pretexto nem desculpa pra abuso, e o ensaio veio grifar que o figurino de carnaval é só uma roupa. Espero que com essa campanha irreverente haja mais conscientização e conversa sobre o assunto, e que possamos cada vez mais sair com a fantasia que quisermos sem que ninguém se sinta no direito de nos agredir ou assediar”, conta Lua Azul, modelo da campanha.

A #sobreapeleafantasia foi lançada nas redes sociais e convida a todos a participarem do movimento e também a concorrerem a um ensaio conceito para eternizar a sua fantasia. Chamando as pessoas para postarem as suas fotos e chamar a atenção para o respeito, para celebrar a atenção para o melhor do carnaval.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.