A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai debater a situação dos tradutores intérpretes de libras que atendem alunos de instituições federais. Em audiência pública marcada para terça-feira (12), os deputados vão tratar da reestruturação da carreira e a eventual precarização do trabalho desenvolvido pela categoria.
A autora do requerimento para a realização da audiência é a deputadas Erika Kokay (PT-DF). Ela destaca que o portal de transparência do governo federal lista mais de mil tradutores intérpretes de Língua de Sinais ocupando cargos públicos para atender cerca de 6 mil alunos com deficiência auditiva, além de fornecer suporte aos técnicos e professores surdos das redes de ensino básico e superior da educação.
"Esses profissionais desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e no acesso à educação para pessoas surdas, garantindo que elas possam exercer plenamente seu direito à comunicação e à participação na sociedade", destacou. Para ela, a audiência "será um passo importante para discutir as questões urgentes relacionadas aos tradutores intérpretes de Língua de Sinais, buscando soluções que assegurem a valorização, a reestruturação da carreira e a melhoria das condições de trabalho desses servidores".