A Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) resgatou, nesta quarta (27), um cachorro da raça pitbull terrier que foi abandonado neste domingo no Parque da Cidade, no bairro da Gávea, na Zona Sul. Segundo agentes do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal, o animal, que usava uma focinheira, foi encontrado por frequentadores no domingo passado, na parte interna do parque.
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), responsável pelo parque, acionou a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) que só pôde efetuar o resgate na tarde desta quarta-feira.
O cachorro permaneceu no parque por três dias, sendo cuidado pelos guardas municipais do GDA, que se revezaram nos plantões para dar água, comida e atenção ao animal.
“Durante os dias em que ele ficou conosco, mantivemos o local sempre limpo, fornecemos comida, água e demos muita atenção. Somente não tiramos a focinheira, pois ele estranhava muito as pessoas, antes de começar a se acostumar. Ficamos muito felizes porque a ocorrência teve um desfecho feliz”, disse o guarda Jeter Ramos.
O pitbull foi levado para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, e será encaminhado para adoção.
A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) em nota disse que:
“O resgate de animais domésticos, como no caso do pitbull, não pode ser realizado pelas equipes da Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio, que é formada por guardas do GDA e fiscais da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma). A patrulha é responsável pelo resgate de animais silvestres na cidade, pois o compartilhamento de equipamentos não é indicado, para se evitar propagação de doenças por vírus ou bactérias.”