Uma noite dedicada às boas novas do choro: é com esse espírito que a Casa do Choro promove nesta quarta-feira (20), às 19h, o show “Pratas da Casa: Novos Compositores”, com repertório de músicas feitas pelos alunos dass turmas de composição. A apresentação, que tem direção musical e arranjos do professor dessas turmas, o violonista e compositor Maurício Carrilho, abre a programação da série Pratas da Casa, que terá shows semanais – sempre às quartas-feiras – reunindo professores, alunos e ex-alunos da Casa do Choro e da Escola Portátil de Música (EPM).
Neste show de abertura, estarão com Maurício no palco do Auditório Radamés Gnattali o também professor Rui Alvim (clarinete), o ex-aluno Bidu Campeche (pandeiro) e os alunos Joaquim Simões (trompete), Victor Nigro (cavaquinho) e João Jacques (violão). Este último comparece também como autor de uma das 16 músicas que formam o repertório do show. “Lá se vão quase 20 anos, desde 2005, que as aulas de composição entraram na nossa grade”, explica o professor, atualmente à frente de cinco turmas. “Esta apresentação é, de certa forma, uma primeira mostra de toda essa história.”
Além de João Jacques, outros 12 nomes estão entre os novos compositores que formam este painel de choros inéditos que serão apresentados em primeira audição na Casa do Choro. Um painel musical que ultrapassa não só o Rio de Janeiro, como as próprias fronteiras do país – mais da metade do repertório selecionado por Maurício Carrilho é assinada por compositores italianos ou japoneses. “Muita gente de outros lugares pode se aproximar do choro com as aulas remotas que passamos a dar durante a pandemia”, conta. “A paixão deles pela nossa cultura fica evidente nos detalhes e nas sutilezas que estão nessas composições.”
O show “Pratas da Casa: Novos Compositores” é o resultado da interação de Maurício Carrilho, responsável pela seleção do repertório, com seus alunos e ex-alunos, numa dinâmica transversal a todas as apresentações da série Pratas da Casa, que é parte do Plano Anual da Casa do Choro em 2023
No Plano estão previstas ações culturais que contemplam as principais linhas de atuação do Instituto Casa do Choro – a educação, a memória e a performance. A série Pratas da Casa surge com a proposta de levar ao palco do Auditório Radamés Gnattali apresentações musicais reunindo alunos, ex-alunos e professores da Casa do Choro/Escola Portátil de Música.
Estes encontros de gerações acontecem a partir do diálogo educacional praticado pelo Instituto há mais de 20 anos através das oficinas da EPM. Este diálogo tem como suporte fundamental o acervo da Casa do Choro – maior conjunto de partituras de choro (mais de 18 mil) reunido numa única instituição. Neste plano anual está prevista a digitalização de mais 250 partituras e a elaboração de duas apostilas didáticas de repertório que serão usadas em aula e nas apresentações.
Além de disso, o plano prevê ações virtuais de maneira a fazer a Casa do Choro chegar aos apaixonados pelo gênero musical que estão fora do Rio de Janeiro: seminários sobre o que há de mais atual na pesquisa sobre choro e uma visita guiada apresentando a Casa e suas atividades num conteúdo digital legendado e acessível. Também fazem parte do plano concertos didáticos realizados em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
Programação Completa Pratas da Casa
SETEMBRO
Dia 20 - Novos compositores: Mauricio Carrilho e João Jacques violão Victor Nigro cavaquinho Bidu Campeche pandeiro Rui Alvim clarinete Joaquim Simões trompete
Dia 27 - Homenagem a Jonas Pereira da Silva: Luciana Rabello e Ana Rabello cavaquinho Pedro Amorim bandolim Luiz Flávio Alcofra e Julião Pinheiro violão Magno Júlio percussão
OUTUBRO
Dia 4 - Homenagem a Oscar Bolão: Fernando Leitzke piano Marcus Thadeu Gabriel Leite Gabriel Teixeira percussão
Dia 11 - Homenagem a Juventino Maciel
Dia 18 - Homenagem a Rossini Ferreira com Pedro Amorim e Trio Julio
Dia 25 - Quarteto Maogani, com Paulo Aragão Carlos Chaves Diogo Sili Lucas Gralato
Serviço
Casa do Choro: Rua da Carioca, 38 – Centro – Rio de Janeiro - (21) 2242-9947
Horário: 19h
Valor R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada). Livre.
Capacidade do Auditório Radamés Gnattali: 100 lugares
Classificação: Livre
Duração: 60min
Acessibilidade: Acesso para portadores de necessidades especiais
Bilheteria: quarta e quinta, das 18h às 19h (pagamentos em dinheiro ou cartões)
Para pagamentos em cartão, compre online em www.sympla.com.br