São Paulo é o campeão da Copa do Brasil de 2023. A conquista do título inédito para o tricolor paulista aconteceu neste domingo (24), no Morumbi, no empate em 1 a 1 com o Flamengo. A primeira partida, na semana passada, no Maracanã, tinha sido de vitória por 1 a 0 para o São Paulo, que no agregado somou o placar de 2 a 1. Os gols de hoje foram marcados do primeiro tempo. Bruno Henrique abriu o placar aos 43 minutos e Rodrigo Nestor empatou nos acréscimos. Carelli foi o autor do gol no jogo de ida, a favor do time Paulista. O técnico Dorival Júnior, que levantou a taça no ano passado pelo Flamengo, tornou-se bicampeão da competição.
Bruno Henrique e Rodrigo Nestor marcaram no Morumbi
O Flamengo começou melhor no primeiro tempo. E logo no início do jogo, Arboleda sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Diego Costa. Com o imenso calor no Morumbi, diminuiu a intensidade da equipe rubro-negra. O São Paulo cresceu na metade da etapa inicial. Mas foi justamente quando o tricolor paulista estava melhor na partida, que o time visualmente abriu o placar.
Aos 43 minutos, numa jogada iniciada com Pedro. Com o desvio do Rafael, no sufoco, a bola bateu na trave e voltou no Bruno Henrique, que finalizou. 1 a 0, resultado que levava a decisão para os pênaltis. Só que nos acréscimos, aos 49 minutos, Rodrigo Nestor faz um golaço de fora da área, após uma cobrança de falta que Rossi afastou de soco. No agregado, 2 a 1 para os mandantes.
O técnico Dorival Júnior, que levantou a taça no ano passado pelo Flamengo, tornou-se bicampeão da competição. No segundo tempo, Sampaoli substitui Pedro por Gabigol e Dorival perdeu Caio Paulista também por lesão. A etapa complementar foi ainda mais intensa, mas no final as redes não balançaram novamente e persistiu o empate que deu o título ao São Paulo pela vantagem na vitória adquirida no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 FLAMENGO
Local: Morumbi
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (FIFA-PR)
VAR: Wagner Reway (VAR FIFA-PB)
Público: 63.077 torcedores
Renda: R$ 24.520.800,00
Cartões amarelos: Alisson, Pablo Maia, Rafinha, Gabriel Neves (São Paulo); Léo Pereira, Fabrício Bruno (Flamengo)
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa), Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia e Alisson (Gabriel Neves); Wellington Rato (Luciano), Nestor (Michel Araújo) e Lucas; Calleri.
Técnico: Dorival Júnior.
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia (Luiz Araújo), Gerson (Victor Hugo) e De Arrascaeta (Everton Ribeiro); Bruno Henrique e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Ouça no podcast do Eu, Rio! o resumo da decisão da Copa do Brasil e os destaques do Esporte no fim da semana, pela reportagem da Rádio Nacional.