TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Instituto Brasil de Pesquisa Clínica abre o coração sobre riscos e prevenção

Ciclo de palestras no sábado (7/10) seleciona voluntários para estudo sobre medicamento que controla lipoproteína

Por Portal Eu, Rio! em 02/10/2023 às 14:05:52

Doenças cardiovasculares figuram como principal causa de mortes precoces e evitáveis no Brasil, e registram expansão na última década. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Para orientar a população sobre como prevenir problemas cardiovasculares, o Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPClin), no Rio de Janeiro, realizará no dia 7 de outubro, sábado, às 8h, palestras abertas ao público sobre hipertensão, doença coronariana, excesso de colesterol, insuficiência cardíaca, entre outros temas relacionados à saúde do coração. E, no final do encontro, participantes poderão ser selecionados para fazer consultas e exames laboratoriais gratuitos com cardiologistas e médicos de outras especialidades no IBPClin . O número de vagas é limitado e as inscrições são pelos telefones: (21) 98556-4888 e (21) 2527-7979.

Ouça no podcast do Eu, Rio o alerta de Fábio Tuche, pesquisador do IBPClin, sobre o risco da lipoproteína A em excesso para a circulação sanguínea e a saúde do coração.

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de óbitos no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, uma a cada 1 minuto e meio, de acordo com o indicador Cardiômetro , da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.

O estudo leva em consideração dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde. Por isso, cobre todos os pacientes brasileiros que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), seja nos hospitais públicos ou nos privados que têm convênios. Isso representa de 70% a 75% de todos os pacientes do país.

IBPClin participa de estudos clínicos relevantes para combate a doenças, como os testes da vacina brasileira contra a Covid-19

Um dos objetivos do evento, gratuito, no IBPClin é oferecer a voluntários a oportunidade de fazer parte de um projeto com um novo medicamento que reduz a lipoproteína (a) no sangue. Esta substância, semelhante ao LDL (o mau colesterol), é produzida no fígado e, em excesso, aumenta o risco de infarto e acidente vascular cerebral, principalmente em pessoas que já sofreram esses problemas, ou trombose arterial nas pernas e nas carótidas. A pesquisa do IBPClin tem o aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) , do Ministério da Saúde.

“Estima-se que 25% a 30% da população mundial apresentam níveis altos de lipoproteína (a). É essencial dosar essa substância no sangue, sobretudo em pessoas com colesterol elevado desde jovem e naquelas da raça negra, em hipertensos, em diabéticos e indivíduos com história familiar de infarto na faixa de 30 a 40 anos”, enfatiza o cientista Luís Augusto Russo, diretor do IBPClin e líder da pesquisa com o novo fármaco para baixar a lipoproteína (a).

O IBPClin — do grupo americano Care Access, líder global em pesquisas clínicas descentralizadas — promove há 20 anos estudos para o desenvolvimento de novos medicamentos em diferentes especialidades da medicina, tendo participado de mais de 160 pesquisas, incluindo mais de sete mil participantes voluntários, em 12 estados.

Atualmente, o IBPClin realiza para o Instituto Butantan (em São Paulo) um estudo clínico que visa ao desenvolvimento da vacina?ButanVac,?o primeiro imunizante contra a COVID-19 produzido com insumos nacionais.?A?ButanVac?será fabricada totalmente no Brasil com custos baixos, sem dependência de insumos importados e será aplicada como reforço em adultos, após quatro doses de qualquer vacina anterior contra a COVID-19,?exceto a bivalente.?O instituto, com sede na capital carioca, também está com ensaios clínicos para tratamento de colesterol alto, dor lombar aguda, insuficiência cardíaca e taquicardia.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.