TOPO - PRINCIPAL 1190X148

SEOP divulga números oficiais da Operação Carnaval

Secretaria apresentou balanço sobre atendimento na Sapucaí e combate a diversas irregularidades

Por Beto Xavier em 05/03/2019 às 20:14:39

Foto: Divulgação

A Secretaria Especial de Ordem Pública publicou número da Operação Carnaval até esta terça (5). De acordo com a SEOP,  72 veículos foram removidos por estacionamento irregular e foram encaminhados para um dos dois depósitos municipais - na Avenida Pedro II, 67, São Cristóvão e Rua Omar Bandeira Ramidan Sobrinho, 1, no Recreio dos Bandeirantes -, que funcionam diariamente, das 8h às 17h. 

Também foram apreendidos mais de 6.900 itens irregulares no entorno do Sambódromo, em blocos de carnaval por toda a cidade e em ações de ordenamento ligadas aos festejos. Mais de 1.300 ambulantes passaram por fiscalização. Os produtos recolhidos foram lacrados pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) da Secretaria Municipal de Fazenda e encaminhados para o depósito da Prefeitura.

Atendimento aos foliões

Nos quatro dias de folia na Marquês de Sapucaí, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 1.396 atendimentos médicos nos sete postos montados pela Prefeitura do Rio na Passarela do Samba. O total de transferências dos quatro dias foi de 51. A maioria dos atendimentos foi por mal estar devido ao calor ou à ingestão de bebidas alcoólicas ou outras drogas, sinais de desidratação, picos de hipertensão, torções e pequenos traumas. O número é 23% menor que o total de atendimentos registrados em 2018, quando 1.817 pessoas buscaram assistência e 68 foram transferidas para hospitais da SMS. A redução se deve à temperatura mais amena, com menos gente passando mal.

Nos quatro postos do circuito dos blocos, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde atenderam, 645 pessoas nos postos médicos montados para dar assistência aos foliões no Centro, Ipanema e Copacabana desde sexta-feira. Desses, 73 foram transferidos para hospitais da rede.

Combate aos roubos

Guardas municipais que atuavam no patrulhamento da Banda de Ipanema prenderam seis pessoas – uma mulher e cinco homens – com drogas, celulares e dinheiro na altura da Rua Farme de Amoedo. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), que funciona hoje como central de flagrantes na Zona Sul. No Centro, um guarda municipal ficou ferido durante ação da Polícia Militar para conter o tumulto que aconteceu no bloco Fervo da Lud. Ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi atendido, medicado e liberado.

Ainda no Centro, o motorista de um caminhão furou o bloqueio de trânsito na Avenida Beira Mar colocando em risco os foliões. Ele estava sem carteira de habilitação e foi conduzido para a 9ª DP (Catete). O caminhão foi removido para o depósito da prefeitura. Nesta madrugada, um homem de 37 anos foi detido por guardas após depredar um ônibus da linha 384 da viação Internorte Pavunense na Rua Gotemburgo, em São Cristóvão. Ele exigia que o motorista saísse do trajeto e o deixasse na Central do Brasil e quebrou a janela do veículo utilizando uma barra de ferro. Ele foi conduzido pelos guardas para a 17ª DP (São Cristóvão).

Ação especial

O Grupamento de Ronda Escolar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realizam nesta terça-feira, dia 5, ação especial no entorno do Sambódromo, onde acontecem os desfiles das escolas de samba mirins, para conscientizar e prevenir violações de direitos e crimes, como a exploração sexual infantil e o tráfico de pessoas, além do consumo de bebidas alcoólicas e drogas. As ações serão realizadas até o próximo sábado, dia 9, com a distribuição de pulseiras de identificação e folhetos com dicas de segurança, além da presença dos mascotes Linda e Justo.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.