TOPO - PRINCIPAL 1190X148

PF prende quatro policiais Civis que liberaram para o CV caminhão com drogas

Carga de 16 toneladas de maconha foi entregue no Complexo de Manguinhos, com escolta policial

Por Portal Eu, Rio! em 19/10/2023 às 08:48:01

Foto: Divulgação/PF

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagrou a “Operação Drake” para prender quatro policiais civis e um advogado pela prática de tráfico de 16 toneladas de maconha, além do crime de corrupção. Todos eles foram detidos.



Na ação de hoje, cerca de 50 policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1a Vara Criminal da Comarca de Resende/TJRJ. Os mandados são cumpridos na capital fluminense e em Saquarema, Região dos Lagos do Rio, em endereços ligados aos criminosos, já denunciados pelo Ministério Público, bem como na Cidade da Polícia Civil, especificamente na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).

De acordo com a investigação, que teve início em ação integrada do serviço de inteligência da PRF com a PF, na comunicação e monitoramento do veículo suspeito, duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da PCERJ abordaram um caminhão carregado com 16 toneladas de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Após escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia Civil, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado, a liberação da carga entorpecente e a soltura do motorista, mediante ao pagamento de propina.

Com a concretização do pacto criminoso, três viaturas ostensivas da DRFC escoltaram o caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro. Em seguida, a carga de maconha foi descarregada pelos criminosos.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da de Priscila Thereso, da Rádio Nacional, sobre a Operação Drake da Polícia Federal, que resultou na prisão de quatro policiais civis e um advogado, por desviar carga apreendida e entregar os tóxicos ao Comando Vermelho, maior organização criminosa do Estado do Rio,

O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Investigações Sensíveis da PF (GISE/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ) em conjunto com Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende e com auxílio de promotores de justiça de outros órgãos.

Para o cumprimento dos mandados, na data de hoje, a PF teve o apoio da Corregedoria da PCERJ. O nome da operação DRAKE, remete ao pirata e corsário inglês Francis Drake, que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilícita dos bens.



Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Polícia Federal

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.