TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Unirio realiza primeira Olimpíada de Inovação neste fim de semana

Competição acontece entre 20 e 23 de outubro com alunos de vários cursos da universidade

Por Portal Eu, Rio! em 20/10/2023 às 07:00:00

Quarenta estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diferentes cursos e áreas da universidade participarão da jornada de quatro dias. Foto: Unirio

A Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO) reafirma seu compromisso com o empreendedorismo e o fomento a novos negócios no próximo fim de semana, realizando, pela primeira vez na sua história, uma competição cujo foco é a inovação. Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontece a 1ª Olimpíada de Inovação da UNIRIO, na Av. Pasteur, 458 - prédio do CCET, na Urca.

O evento, na Zona Sul da cidade, reúne diversos modelos de negócios e visa estimular a criação de novos empreendimentos de base tecnológica pelos alunos da instituição. A olimpíada é realizada pelo Projeto de Empreendedorismo, Compartilhamento e Inovação, o Empreende UNIRIO, apoiado pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado (Faperj).

Quarenta estudantes de graduação, mestrado e doutorado de diferentes cursos e áreas da universidade participarão da jornada de quatro dias e serão orientados a formar grupos de até cinco pessoas para desenvolverem uma ideia inovadora. Os projetos deverão ser elaborados nas seguintes áreas: inovação social, educação, saúde, smart cities, economia criativa, sustentabilidade, gestão pública, comunicação e Tecnologia da Informação.

Os jurados presentes são de diversas áreas, desde investimentos em negócios para empresas que iniciaram como startups, inovação da universidade, até políticas públicas para a inovação e gestão empresarial. Haverá também mentores que apoiarão a construção do modelo de negócio.

As atividades da 1ª Olimpíada de Inovação ocorrerão de forma presencial. Diversos temas serão trabalhados para a construção do modelo de negócio que será apresentado aos jurados no Demoday. Alguns deles são: processo de construção das ideias, estruturação do Modelo de Negócios e elaboração de pitch de apresentação para a Banca Avaliadora.

Dentre os prêmios que serão entregues aos projetos que ficarem entre os três melhores, estão a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o primeiro processo seletivo para a incubadora de empresa da UNIRIO, a participação em cursos e capacitações e a mentoria online, dentre outros.

Confira a programação

Fase de Estruturação

1º Dia - Sexta-Feira - 20/10 - 09h às 17h

Apresentação dos desafios

Identificação de oportunidades

Validação em grupo

2º Dia - Sábado - 21/10 - 09h às 17h

Brainstorming de soluções

Fit com o desafio

3º Dia - Domingo - 22/10 - 09h às 17h

Desenvolvimento das propostas

Prototipação/MVP indicadores

Preparação e Demoday

4º Dia - Segunda-Feira - 23/10 - 14h às 18h30 / 18h30 às 21h

Preparação de Pitch

Ensaio da apresentação

Final: Apresentação do Modelo de Negócio para a Banca e Anúncio?dos?Vencedores


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.