TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Serviços funerários já adotam medidas que reduzem emissão de carbono e utilizam energia solar em crematórios

Responsabilidade ambiental, social e de governança tem se tornado prioridade nas diretrizes de organizações

Por Portal Eu, Rio! em 30/10/2023 às 10:02:37

Foto: Divulgação

Responsabilidade ambiental, social e de governança tem se tornado prioridade nas diretrizes de organizações. O assunto foi impulsionado pela preocupação com o meio ambiente e a demanda dos consumidores.

Uma das empresas que se preocupam em direcionar o crescimento sustentável, o RioPae, grupo especializado em assistência familiar, anunciou seu compromisso de reduzir, de forma substancial, sua emissão de carbono.

Em seu segmento, o grupo é pioneiro na neutralização de carbono, o que garantiu o Selo Carbon Free, que indica que a empresa é neutra em CO2 e planta árvores nativas na região. Neste ano, ainda foi certificado com o ISO 14001, norma internacional que estabelece metas ambientais, práticas de gestão e monitoramento dos impactos a fim de mitigá-los.

Através de parcerias com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) e com o Carbon Free Brasil, a empresa do segmento funerário desenvolve atividades de restauração florestal e compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE). No período de abril de 2022 a março de 2023, para as empresas Riopae, Clinipae e Prabem e as unidades São João Batista Casa de Luto e São João Batista Funerária Premium foram plantadas 391 mudas de árvores nativas, resultando na restauração de aproximadamente 2.346 metros quadrados da Mata Atlântica.

Além disso, o grupo vem promovendo ações de plantio de árvores ao longo dos anos. Já foram distribuídas mais de 1.000 mudas de árvores de diversas espécies no município de São João de Meriti.

No que se refere à economia de energia, o crematório do grupo RioPae fará uso da energia solar para a realização de suas atividades. A sustentabilidade também é vista do lado de dentro através de ações de conscientização dos colaboradores - na economia do consumo de energia, água e papel; na distribuição de copos recicláveis individuais; no uso de papel reciclado para impressão e no descarte ecológico de resíduos para empresas licenciadas.

Segundo Vinicius Mello, CEO do Grupo Riopae, a decisão de neutralizar suas emissões de carbono reflete um compromisso sólido com o meio ambiente. “Nossas práticas não apenas se alinham com as expectativas dos consumidores e investidores modernos, mas também fortalecem sua própria resiliência a regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. Além disso, ao liderar pelo exemplo, influenciam positivamente outras empresas e indivíduos a seguirem o mesmo caminho, gerando um efeito dominó de mudança positiva. É imperativo que governos, empresas e indivíduos se unam para neutralizar as emissões de carbono e pavimentar o caminho para um futuro sustentável e promissor. O momento de agir é agora.”, finaliza Vinicius.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.