A quarta edição do Viradão Cultural Suburbano acontecerá somente nos dias 17, 18, 19 e 20 de novembro, em Manguinhos. Antes, porém, nesta quinta-feira (02), feriado, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), que fica na Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa, recebe o Pré-Viradão, espécie de aperitivo do que vai rolar no maior festival de arte e cultura dos subúrbios.
A programação se estende por todo o dia. Pela manhã, a partir das 10h, tem contação de histórias com Maria Penha e os “Contos Populares” e Djimmy Chagas com “Filosofia Africana”. Na sequência, às 11h, o Diálogos Suburbanos organiza a mesa de debates “Museus nos Subúrbios Cariocas”, com as participações de Gabriel Cid, sociólogo e pesquisador do Museu Afro Digital Rio, Natália Oliveira, responsável pela articulação territorial do Museu de Memórias da Praça Seca e a museóloga e coordenadora técnica do Museu de Imagens do Inconsciente, Priscilla Moret. Antes do almoço musical com o melhor da comida de boteco e o som regional de Marcus Vas e o percussionista Alexandre Dias, que começa às 13h, tem a abertura da exposição de fotografias “Olhares para os Subúrbios”, de Renato Oliveira, às 12h.
Abrindo a programação da tarde, a partir das 14h, o autor Julinho Terra participa de um bate-papo e um momento de autógrafo de seu livro “Frases Capengas com Cheiro de Mexerica”. Na sequência, às 15h, é a vez do cinema, com a apresentação dos curtas "Pipa o Ano Todo", de Rossandra Leone, "Arroz, feijão e cinema", de Leo Barros, e "Poeta do Samba", de Luiz Claudio Lima. E pra terminar o dia naquele alto astral, a partir das 16h, é a vez da música, que ficará por conta dos grupos Ernesto’s no Choro, do Reduto Pixinguinha, e Compay Oliveira.
As inscrições para o Viradão Cultural Suburbano estão abertas. Para participar, basta preencher a ficha que está disponível nas mídias sociais do evento.
Serviço
Pré-Viradão Cultural
Onde: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB),
Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa
10h – Contação de história: “Contos Populares” e “Filosofia Africana”
11h – Debate “Museus nos Subúrbios Cariocas”
12h – Abertura da exposição de fotografias “Olhares para os Subúrbios”
13h – Almoço musical com Marcus Vas e Alexandre Dias
14h – Literatura – bate-papo e momento de autógrafo com autores e autoras
15h – Curta Subúrbio: “Pipa o Ano Todo”, “Arroz, Feijão e Cinema” e “Poeta do Samba”
16h – Programação musical: Ernesto’s no Choro e Compay Oliveira.