TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Renascença comemora Mês da Consciência Negra com atividades culturais e homenagens

Clube foi fundado por um grupo de negros, em 1951, que não conseguiam acesso a agremiações sociais da região por causa de sua cor

Por Portal Eu, Rio! em 09/11/2023 às 10:52:09

Fotos: Divulgação

Neste domingo (12), a partir das 10h, o Renascença Clube, templo da resistência negra na Zona Norte do Rio, abre as comemorações pela Semana da Consciência Negra. O tradicional espaço do samba carioca celebra a sua negritude e história. O Dia da Consciência Negra está ligado à história do Renascença, já que o clube foi fundado por um grupo de homens negros de classe média, em 1951, que não conseguiam acesso a outros clubes sociais da região, por causa da cor. Então, o Renascença nasce como um berço de resistência, há 72 anos focado na cultura negra, mas frequentado por todos, sem preconceito.

Atividades do dia:

* Lançamento do e-book “Responsabilidade Civil objetiva por Ilícito Racial e Religioso”, de autoria do advogado paulista dedicado às questões raciais, Hedio Silva Junior, que, depois, fará palestra.

* Inauguração da exposição “Beleza Negra: Imagens Que Contam Histórias”, um projeto de Extensão feito por mulheres negras do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ Maracanã). A ideia foi da aluna Dhayana Costa, que entendeu a importância da representatividade e, por isso, quis mostrar à filha que os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade não são únicos. Ao todo, são 34 fotos que afirmam a beleza e a importância das modelos, escolhidas através de inscrições. Cada modelo também conta a sua história. “Beleza Negra” estreou no Instituto Pretos Novos, depois foi montada na Galeria Cubo de Vidro (CEFET-RJ) e, agora, no Renascença, parceria possível graças ao acordo técnico de cooperação entre o CEFET e o clube. A curadoria é do jornalista Alexandre Nadai.


* No almoço, a tradicional feijoada do Rena.

* À tarde, shows de música. Às 14h, Samba do Alê, com Alê Alencar e banda. Às 17h, Grupo Arruda espalhando axé por todo canto. Participação especial de Joana Nascimento, a “Chique de Doer”.

* Entrega da medalha “Amigos do Renascença Clube” para o cantor (e agora ator) Xande de Pilares e para a jornalista Flávia Oliveira, entre outras personalidades.


Para as crianças foi reservado Espaço Kids, com pula-pula e tobogã.

Serviço

Dia: 12/11

Hora: a partir das 10h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)

Ingresso: Entrada gratuita até às 14h (após esse horário R$ 20,00)

Feijoada: R$ 25,00

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.