Em tempos de crise, nada melhor do que escolher a opção que chegue mais perto da garantia de sucesso. Eliminado da Uefa Champions League, da Copa do Rei da Espanha e 12 pontos distante da liderança no Campeonato Espanhol, o Real Madrid praticamente cumprirá tabela até o fim da atual temporada. Para iniciar a retomada ao sucesso de forma imediata, Zinedine Zidane foi anunciado, nesta segunda-feira (11), como “novo” técnico do maior vencedor do país, da Europa e do mundo.
Com contrato até junho de 2022, ele volta após nove meses longe dos galácticos. Santiago Solari, que estava no comando desde o desligamento de Julen Lopetegui, foi demitido pouco antes do comunicado que deixou a imprensa local surpresa. O argentino ficará em outro cargo ainda não informado.
“A minha ambição e o que tenho dentro para este clube ninguém vai tirar. O sonho que tenho de voltar a treinar ninguém vai tirar. Vou colocar tudo que tenho dentro para que a equipe esteja melhor”, discursou o francês na coletiva concedida no clube merengue.
Na primeira passagem, Zidane conquistou três edições consecutivas da Liga dos Campeões (as mais recentes), uma da La Liga e dois mundiais. Mesmo assim, decidiu sair depois da última grande façanha. Apesar disto, ele afirmou que a ida e a vinda eram necessárias.
“Voltei agora. Quando saí, era a melhor solução para todos, não apenas para mim”, disse.
Desta vez, Zidane não poderá contar com a maior estrela que comandou. Cristiano Ronaldo agora é da Juventus (ITA), e o Madrid segue sem se recuperar da irreparável perda do português. Pensar numa volta em dose dupla, entretanto, é algo fora de cogitação para o craque da seleção francesa nas Copas de 98, 2002 e 2006.
“Não é o momento de falar da volta de Cristiano Ronaldo. Vocês sabem o que foi ele aqui. Foi história, e isso ninguém vai mudar. Mas não é o momento para falar dessas coisas. O tema é que agora há 11 jogos e vamos pensar nisso”, ponderou, referindo-se aos compromissos finais pela liga nacional.
No último domingo (10), fora de casa, os madridistas golearam o Valladolid, por 4 a 1, em duelo que, embora o placar aponte facilidade, teve momentos de tensão para os visitantes. No próximo sábado, o confronto será no estádio Santiago Bernabéu, às 12h15 (de Brasília), diante do Celta de Vigo (18°), pela 28ª rodada. Terceiro colocado na tabela, o Real Madrid possui dez pontos de vantagem para a primeira equipe fora da zona de classificação para a Champions 2019/2020.