Produzido pela Quiprocó Filmes e apresentado pelo Fórum Grita Baixada e o Observatório Fluminense da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o documentário “Desova” foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar, de 2020, de autoria do ex-deputado federal Marcelo Freixo, que possibilitou a realização do filme e a realização de uma pesquisa sobre o assunto, intitulada “Mapeamento exploratório sobre desaparecidos e desaparecimentos forçados em municípios da Baixada Fluminense”, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal Rural Rural e do Fórum Grita Baixada (FGB). O filme conta ainda com o apoio da Fundação Heinrich Böll.
"Desova" busca compreender as dinâmicas dos desaparecimentos forçados de pessoas, que incluem "técnicas" do Estado que faz desaparecer corpos, bem como a tentativa de mães e familiares das vítimas em lidar com esse trauma, por meio da criação de grupos e coletivos de apoio. Este tipo de desaparecimento ocorre quando uma pessoa é detida ou sequestrada por alguma força policial e nunca mais é vista.
O filme foi premiado em um evento Internacional na Argentina. A produção concorreu na disputa de curta-metragem internacional e conquistou o primeiro lugar no Festival de Cinema Político.
De acordo com a diretora do curta-metragem, Laís Dantas, "o filme tenta mostrar que a ausência é um ferimento que nunca se fecha".
Serviço:
Exibição do documentário "Desova"
* 14/11 - 14h
Endereço: Rua Alice, 298, Laranjeiras
* 14/11 - 18h
Endereço: Rua Humberto Gentil Baroni, 137, Centro, Nova Iguaçu
* 21/11 - 14h
Endereço: Rua Arco-Íris, S/Nº, Jardim Paraíso, Nova Iguaçu
* 23/11 - 18h
Endereço: Av. Pasteur, 296 - Urca - Rio de Janeiro, auditório, 6o. andar