Uma árvore centenária que estava no estacionamento do Hospital da Polícia Militar (HCPM), caiu na tarde desta terça (13) em cima de cinco casas na Cidade Nova no Centro do Rio. Segundo moradores do local o incidente ocorreu por volta das 17h durante o temporal dessa tarde. A árvore atingiu uma casa com três pessoas que tiveram ferimentos leves, elas foram socorridas pelos bombeiros e encaminhadas para a própria unidade médica onde ficaram em observação.
De acordo com Thaís Dias, familiar de uma das vítimas, a árvore caiu dentro de sua casa e atingiu o pé do irmão, a cabeça de sua mãe e sua cunhada. Ela contou que o irmão e a cunhada passam bem e a mãe está passando por um exame de tomografia.
“Essa árvore é muito antiga. Nós não temos conhecimento nem relato de que essa árvore tem manutenção. Com essas chuvas que estamos enfrentando acaba sendo uma tragédia anunciada. Nós precisamos saber quem vai se responsabilizar por isso. Graças a Deus ninguém perdeu a vida mas fica o transtorno e o prejuízo para a gente.”, disse.
A moradora Rose Barbosa da Cunha, relatou que escutou o barulho da árvore caindo e que acabou correndo com o filho para fora de casa. Ela acrescenta que já havia notificado a prefeitura sobre o possível incidente e que a mesma só realizava a poda da árvore.
Além das 5 casas atingidas, uma garagem teve o telhado quebrado e 6 carros danificados.
A Defesa Civil, a Comlurb e os Bombeiros estão na Rua Ana Neri avaliando o incidente e como irão realizar a retirada das árvores das residências atingidas. Os moradores foram atendidos pelos agentes da Defesa Civil e não poderão voltar para suas casas.
O Portal Eu Rio entrou em contato com a Comlurb e a Defesa Civil, mas até o fechamento da matéria não se pronunciaram sobre o incidente.