Os moradores de São Gonçalo, de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, além da Ilha do Governador e de Higienópolis, na Zona Norte, poderão levar seus animais para serem castrados nas unidades móveis do programa RJPET, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a partir desta terça-feira (21/11).
O serviço da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, vinculado à SES-RJ, é oferecido aos tutores de animais de qualquer região do estado.
O horário de funcionamento dos castramóveis do RJPET é das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site: rjpet.com.br.
Os protetores podem agendar até oito castrações mensais; os tutores, um animal por mês. Cada ônibus conta, em média, com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o responsável. Todo o procedimento leva, no mínimo, 45 minutos.
Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações de animais e, até o momento, alcançou a marca de mais de 300 mil animais castrados.
Para a subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, o projeto busca, entre outros objetivos, diminuir o número de animais abandonados nas ruas.