Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Forno de aula

Alunos e professores sofrem com o calor em salas de aula de escola em Bangu

Municipal, escola Lauro Travassos fica situada em um dos bairros mais quentes do Rio


A escola Municipal Professor Lauro Travassos, em Bangu, na Zona Oeste carioca, tem sofrido há alguns meses com o calor nas suas salas de aula. Por este motivo, pais e professores estão pedindo ajuda para tentar amenizar as altas temperaturas dentro dos cômodos da instituição. Isso porque, devido a situação, alunos e docentes estão tendo dificuldades para continuarem as suas atividades e o calendário pedagógico também está sendo prejudicado.

Segundo alguns pais, as salas recebem calor o dia todo. Inclusive, três crianças já chegaram a passar mal por causa do clima insuportável. Andreia Gamiti é mãe de uma aluna. Ela foi a responsável por uma postagem, em um grupo do Facebook, denunciando o caso

"Fui na direção e me afirmaram que estão aguardando a Light. Por isso, tenho tentado unir forças, pois uma andorinha só não faz verão. Afinal, ter os aparelhos instalados e não poder ligá-los por causa da Light é insano. A concessionária ficou de vir porque a ligação que fizeram anteriormente não suportou a carga de energia. Então, deveriam ter voltado no prazo de 45 dias. O tempo de retorno acabou em meados de fevereiro", contou.

Segundo Andreia, ainda no final de fevereiro, quando o calor atingiu temperaturas elevadas no bairro, atingindo até 45 graus, ela e outras mães chegaram a pegar as crianças molhadas de suor e sem condições humanas de assistir às aulas.

"Neste dia, a professora da minha filha disse que não conseguiu dar aula direito porque tinha que fechar as cortinas por causa da luz do sol. Eram 40 alunos mais a professora respirando o mesmo ar e com as janelas e a porta fechada. Dava para sentir o bafo quente que vinha de dentro. Vendo este quadro, eu decidi que precisava fazer alguma coisa", relatou a mãe.

Em nota ao Portal Eu,Rio!, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informou que a Escola Municipal Professor Lauro Travassos está incluída na lista das 292 unidades que serão climatizadas nesta nova etapa que está em andamento e já conta com aporte de R$ 22 milhões.

De acordo com a SME, com a iniciativa, as unidades da Rede estarão com sistema de refrigeração funcionando nas salas de aula. O órgão também esclareceu que já foi solicitado o aumento de carga, a ser aprovado pela concessionária Light, para que as unidades tenham refrigeração nos próximos meses. Segundo a Secretaria, a unidade possui ventiladores funcionando em todas as salas.

A concessionária Light também respondeu ao veículo. Por e-mail, a empresa disse que vai verificar o caso.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!