E estamos na reta final da Copa do Mundo. Faltam oito jogos para sabermos quem será o campeão desta edição. Em uma competição cheia de surpresas, onde favoritos como Alemanha (que saiu na primeira fase), Argentina, Espanha e Portugal eliminadas, sobraram oito seleções para as quartas de finais. De um lado da chave, três campeãs mundiais (Brasil, França e Uruguai) e uma talentosa geração belga. Do outro, apenas a Inglaterra como campeã e três surpresas, incluindo a dona da casa. O Eu, Rio! faz uma análise e diz quais são os favoritos, o que não quer dizer nada nesta competição cheia de surpresas.
Uruguai x França
Uma seleção aguerrida, com dois atacantes de respeito e uma dupla de zaga ajustada. Esse é o Uruguai. Com Suarez e Cavani mortais e Godin e Gimenez na zaga e entrosados desde o Atlético de Madrid, os uruguaios sonham repetir o feito de 1930 e 50. De negativo, um meio campo pouco criativo. Mas deram provas de superação contra Portugal. Mas há uma preocupação: Cavani sentiu a panturrilha contra os portugueses e é dúvida. Do lado francês, Mbappé é a grande esperança para seguir na competição. Com uma atuação irretocável frente a Argentina, o atacante de 19 anos é tido com um dos destaques da Copa.
Palpite Eu, Rio!
França
Brasil x Bélgica
De um lado, a seleção mais vitoria da história das Copas. Do outro, uma seleção com jogadores talentosos, que completou um ciclo de eliminatórias com a certeza que faria bom papel na Rússia. Brasil e Bélgica se enfrentam nesta sexta. A seleção brasileira tem tido uma desempenho sólido na defesa. O ponto negativo é a falta de gols do atacante Gabriel Jesus. Em quatro jogos, ele ainda não balançou as redes adversárias. Mas Tite elogia sua função tática em campo. Já os belgas tem Romelu Lukaku, atacante forte e veloz e está em boa fase. Mas nós temos Neymar, que está crescendo na competição e pode fazer grande final de competição.
Palpite Eu, Rio!
Brasil
Rússia x Croácia
A Rússia não pode reclamar de sua performance na Copa do Mundo. Jogando em casa, conseguiu passar de fase, após meses sem vencer amistosos preparatórios para a competição. Não só passou de fase, como conseguiu eliminar uma das favoritas ao título, a Espanha. Mas a equipe é muito limitada. É bola aérea pro Dzyuba. Já a Croácia tem na dupla Modric e Rakitic no meio campo e no atacante Mandzukic suas principais armas, além da boa saída lateral direito Vrsaljko.
Palpite Eu, Rio!
Croácia
Suécia x Inglaterra
Os suecos surpreenderam em serem primeiros do grupo que tinha a Alemanha como favorita, inclusive ao título. A Suécia é o que podemos dizer "uma equipe operária". Sem nenhum grande destaque individual, os suecos tentarão ir mais longe através da forte marcação, buscando saída rápida nos contra ataques. Já a Inglaterra tem uma equipe jovem, planejada para alcançar vôos maiores em 2022, mas que está conseguindo fazer barulho já na Rússia. Com o furacão Harry Kane, artilheiro da Copa com seis gols, tem tudo pra alcançar bons resultados.
Palpite Eu, Rio!
Inglaterra