TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Mulheres com câncer de mama adotam cortes curtos de cabelo antes da cirurgia

No Brasil, até o final deste ano, serão 73.610 casos, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres

Por Edison Corrêa em 27/11/2023 às 20:42:50

Marcia Monica cortou os cabelos no estilo "Chanel". Fotos: Edison Corrêa/Agência Eu, Rio!

Matéria jornalística recente do Portal Eu, Rio! revelou que muitas mulheres estão adotando os cortes curtos de cabelo por conta do calor acachapante que tem feito no Rio de Janeiro. Além desse tipo de público, outras clientes de salões de beleza estão diminuindo o volume das madeixas, mas por outro motivo. Após a campanha “Outubro Rosa”, na qual diversas mulheres realizaram exames de mamografia no país e descobriram ser portadoras do câncer de mama, muitas delas estão preferindo tosar o look antes da cirurgia e do tratamento, principalmente aquelas com cabelos longos que tinham receio de cortar curto. No Brasil, até o final deste ano, serão 73.610 casos, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.


A confeiteira Marcia Monica Alves Miguel, 48 anos, descobriu um câncer de mama após um exame de mamografia. Ela, que desde criança teve cabelos longos – na realidade, somente cortou curto em uma única ocasião – resolveu aproveitar a oportunidade para obter madeixas mais curtas. O caso médico inesperado também viabilizou a doação dos fios para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), unidade Vila Isabel, onde milhares de mulheres fazem tratamento contra a doença. “Eu já estava pensando em cortar e, após descobrir a doença, decidi unir o útil ao agradável antes da cirurgia para retirada do tumor: cortei os cabelos curtos e doei os fios que sobraram para quem precisa e quer se sentir melhor, mesmo sofrendo com a doença”, revelou.


Ela cortou as madeixas com o empresário e cabeleireiro Eduard Fernandes, que comanda o Maison Meyer Beleza e Estética, localizado no bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, que possui mais de 30 anos de experiência no ramo. O profissional afirmou que a tendência é cada vez maior entre o público feminino. “Além do calor, as mulheres estão mais empoderadas e decididas quando querem cortar, por variados motivos. Nunca fiz, em tão pouco tempo, também por conta do ‘Outubro Rosa’, tantos cortes de cabelos, onde elas pedem para diminuir bastante o tamanho”, conta o profissional.


Em Marcia Monica, Eduard realizou um corte denominado “Chanel”, uma tendência contemporânea, com as madeixas “Romeu”, num estilo mais reto, cortado até a nuca e com uma franja jogada para o lado. “Gostei, ficou bonito e diferente, me senti rejuvenescida”, contou a confeiteira. Segundo Eduard, se a cliente cortasse muito curto, num estilo ‘Joãozinho’, poderia ser um choque, já que ela sempre teve cabelos longos. “Achei ótimo, ficou com cara de ‘rica’, de abastada”, brincou o profissional.


Serviço

Inca Vila Isabel

Rua Visconde de Santa Isabel, 274-A

Tel. (21) 3207-3700

Maison Meyer Beleza & Estética

Rua Coronel Cota, 25, Méier

Tel. 4137-9589

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.