A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras realizará audiência pública conjunta com as Comissões Permanentes de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para debater a recente crise energética que gerou falta de fornecimento de luz em várias regiões do estado e a atuação das concessionárias Light e Enel. A reunião acontecerá nesta terça-feira (28/11), às 10h, na sala 1808 do Edifício Lúcio Costa, sede do Legislativo fluminense, e será transmitida ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.
Foram convocados para a audiência o presidente da Light, Octávio Pereira Lopes, e a presidente da Enel, Anna Paula Pacheco, que serão ouvidos sobre esses casos de queda no fornecimento de energia no estado. As empresas deverão apresentar relatórios sobre os investimentos realizados nos últimos três anos, além de dados e receitas relativas ao mesmo período, em cada município fluminense atendido pelas empresas.
De acordo com o presidente da CPI, deputado Rodrigo Amorim (PTB), é necessário avaliar a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias. “É inadmissível que, mesmo passados alguns dias do forte temporal, unidades de saúde e escolas ficaram sem energia. Vamos cobrar explicações da Light e da Enel. A população paga muito caro por esse serviço que deve ser entregue com assiduidade”, explicou o parlamentar.
Foram convidados para participar da audiência o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal; e o presidente da Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj), André Pinto de Affonseca.
Ouça no podcast do Eu, Rio! o detalhamento da convocação dos dirigentes da Light e da Enel pelo presidente da CPI dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras, deputado Rodrigo Amorim (PTB).
Fonte: Alerj