No primeiro fim de semana de dezembro, a Praça Tiradentes mostrará, mais uma vez, a sua vocação para manifestações culturais. Será lá a estreia da Feira Natal na Tiradentes, evento gratuito que levará à ampla calçada do CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro -, nesta sexta-feira (01, das 12h às 20h) e sábado (02, das 10h às 20h), uma feira com 50 barracas de produtos de artesanato, moda, design e gastronomia do Tempero de Favela, que contará ainda com espaço lounge, visita do Papai Noel, árvore de Natal e oficinas de Cartola, Cartão de Natal e de Samba. Nesta sexta haverá shows de Moacyr Luz e Samba dos Trabalhadores. Já no sábado é a vez do saxofonista Chacal e da bateria da Escola de Samba Mangueira se apresentarem, com Flavia Saolli como convidada.
Além de proporcionar um novo ponto de passeio gratuito à população carioca e turistas que estejam pela cidade no período natalino, o evento colabora ainda com a geração de renda para os expositores, empreendedores atendidos pelo Sebrae Rio, através das áreas de Economia Criativa, Empreendedorismo Social e Indústria e Comércio. A decoração natalina instalada na fachada do CRAB Sebrae para o evento permanecerá no local até janeiro de 2024. A meta é que a Feira Natal na Tiradentes faça parte do calendário de eventos do Rio de Janeiro, atraindo cada vez mais público para o local.
“A ideia do evento é atrair o público para uma experiência lúdica e inédita. É a primeira vez que é realizado um evento de Natal desse porte na Praça Tiradentes. Isso vai transformar esse espaço do Centro em um ponto de reunião para o público em geral. A ideia é criar mais uma atração para esse importante local do Corredor Cultural do Rio de Janeiro. O CRAB quer contribuir para isso, levando o melhor do artesanato brasileiro aos seus visitantes. Tanto a Praça Tiradentes quanto seu entorno fazem parte de uma área com imenso valor cultural e criativo, repleta de história e palco de importantes manifestações culturais e criativas. Até hoje, a praça abriga construções de valiosa arquitetura e aparelhos de importância cultural”, explica Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
Além de ajudar a incrementar a renda dos 50 expositores através da venda de seus produtos, haverá também visitas guiadas às exposições em cartaz no CRAB, como a da Mangueira (Mostra Artesania Ancestral nos 95 anos da Mangueira) e de peças de artesanato de Pernambuco (Mostra Mangue e Beats). Serão oferecidas ainda no CRAB oficinas gratuitas para o público adulto e infantil.
Iniciativa de sucesso e destaque do evento pela culinária afetiva e de qualidade, o Tempero de Favela é o único projeto do mercado que capacita o empreendedor de comunidades do Rio na área da gastronomia, visando aumentar seu lucro, melhorar sua produtividade e expandir sua presença no mercado.
SOBRE O CRAB
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, realiza atividades que reforçam sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Com uma rica programação de conteúdos e exposições, o CRAB celebra as manifestações culturais relacionadas ao artesanato, atraindo o público para o diálogo.
Desde sua inauguração, o CRAB realizou 30 grandes exposições e mostras; reestruturou seu acervo e sua política de conservação e catalogação de peças; desenvolveu, captou e disseminou conteúdos estratégicos do artesanato; estabeleceu o Programa de Visitas Guiadas, o Programa Educativo e o Programa Ocupações (com mostras de artesanato de todo o país); além de ter participado de diversos eventos estratégicos que contribuíram para o seu posicionamento enquanto equipamento cultural que dissemina conhecimento e experiências inventivas.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI).
PRESENTE E PASSADO EM PRÉDIO HISTÓRICO
O CRAB, localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça Tiradentes e de sua área de influência.
No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como no espaço da Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.
O complexo arquitetônico do CRAB é regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, nas esferas federal (IPHAN); estadual (INEPAC) e municipal (IRPH). Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas. Por sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor.
SERVIÇO
EVENTO: Natal na Tiradentes
LOCAL: CRAB Sebrae – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
ENDEREÇO: Praça Tiradentes, 69 - Centro
DATA: 01 de dezembro, às 12h / 02 de dezembro, às 10h
INGRESSOS: Entrada Gratuita
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
INSTAGRAM: @crabsebrae